Startup acelerada pela VENTIUR recebe novo aporte milionário

Share on linkedin
Share on facebook

A Manfing, startup paranaense acelerada pela VENTIUR desde 2019, recebeu um novo aporte milionário. A empresa, que utiliza o conceito de Inteligência Artificial para desenvolver sua solução, tem como foco organizações dos segmentos de varejo, agronegócio e indústria. Este é o segundo investimento que a startup recebe em pouco mais de dois anos – o primeiro foi feito justamente pela VENTIUR.

Esse novo aporte milionário foi de R$ 1 milhão,  feito pela Meta Ventures – consultoria e prestadora de serviços de transformação digital. E segundo o CTO da Manfing, Leandro Volanick, com os novos recursos a empresa quer se tornar referência no segmento de Inteligência Artificial (IA) no País. Ele revelou que a intenção é preparar também o processo de internacionalização da startup, o qual deve começar ainda este ano. 

Para atingir esses objetivos, com esse novo aporte milionário a empresa tem em seu planejamento a consolidação da plataforma e a ampliação da equipe, com a contratação de novos profissionais. “Grande parte do investimento, será para contratação de novos talentos. Hoje temos uma equipe de 12 pessoas e queremos chegar a 40 até o final de 2021”, revelou Volanick.

A plataforma da Manfing fornece informações relevantes para que o gestor possa ampliar seus resultados financeiros, garantindo a recompra e a fidelização de seus clientes. Com base nos doados coletados sobre o perfil de consumo de cada cliente, a Manfing gera relatórios detalhados indicando qual melhor data para venda de determinado produto, valor e quantidade do item, com base em machine learning. 

Solução da Manfing auxilia gestores na tomada de decisão

Para entregar dados qualificados, a plataforma se baseia em informações históricas de compra, big data e outras fontes para tornar a indicação do produto aquilo que o cliente realmente necessita, melhorando o ticket médio da venda e o retorno do consumidor à carteira ativa de negócios. A solução permite que o lojista possa saber a data mais provável de compra de seu cliente e qual produto ele vai escolher antes mesmo dele visitar a loja física ou online, o que permite maior agilidade. 

A coleta dessas informações influencia a decisão de consumo de seus clientes, e faz com que as empresas possam mapear o ciclo de compra desde o início, bem como o potencial de venda e as necessidades de cada consumidor em especifico. Conforme o CTO as empresas, em especial do varejo, possuem um alto grau de dificuldade em conhecer melhor o comportamento de seus clientes – situação que impacta diretamente na performance do negócio.

Volanik observa que esse resultado depende de diversos dados e variáveis, que se bem aproveitados podem gerar informações relevantes e qualificadas para que as empresas tenham condições de oferecer o produto certo no momento mais adequado para cada cliente. A indicação assertiva do produto por parte da empresa pode impactar em até 60% a decisão de compra.

Foco no B2B e na segmentação por tipo de produto

Atualmente a empresa atende clientes B2B, em especial os que possuem loja física e com mais de 10 filiais, dos segmentos de varejo, agronegócio e indústria. No caso do varejo, a empresa em especial, trabalha com redes que comercializam produtos como móveis, eletrodomésticos, calçados e roupas. 

Já no agronegócio, a Manfing atua no mapeamento de venda de insumos agrícolas e fertilizantes, indicando o mix de produtos adequado às necessidades de cada produtor, o que permite a identificação de fatores que possam estar afetando a produtividade da propriedade rural. Com relação à indústria, dentre outros dados, a solução permite que possa ser projetado o faturamento para fins de orçamento, além de indicar quais itens devem ser produzidos com base na demanda histórica. Ele ressalta que a ferramenta elabora relatórios que determinam os padrões de consumo por tipo de produto, gerando leads qualificados para o vendedor. 

Em 2020, mesmo em um ano impactado severamente pela pandemia da Covid 19, as maiores empresas do varejo brasileiro superaram as expectativas e aumentaram sua participação de mercado. Dados da sexta edição do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), indicam que a expansão das maiores empresas do setor foi de 9,9% em 2019, praticamente o dobro da alta de 5% do varejo como um todo.

Empresa surgiu em 2019 no Paraná

A empresa surgiu em 2019 na cidade de Toledo, no oeste do Paraná. Naquela ocasião, Volanick, desenvolvedor de softwares, com foco em Python, PHP e MongoDB, se uniu a dois sócios para criação de uma assistente pessoal digital nos mesmo moldes do Google Assistente e da Alexa, da Amazon. 

O empreendedor, que possui experiência em machine learning, extração de dados, correlações e inteligência artificial, juntamente com Sidnei Carlos Terribele, atual COO, e Bruno Potrich, CMO, deu início a um sistema de previsão de vendas para o setor varejista. Sidnei Carlos Terribele é responsável pela parte de processos, produto e negócios da empresa, enquanto que Potrich cuida do marketing, SEO e também mídias sociais.

A experiência do trio nas áreas de tecnologia, marketing e negócios, resultou na criação de uma ferramenta com foco no aumento das vendas, a partir do conceito de inteligência artificial.

Ainda em 2019 a empresa conheceu a VENTIUR e se inscreveu para participar do chamado warm up, que é uma etapa de pré-aceleração. Essa fase de ‘aquecimento’, tem como objetivo aproximar empreendedores e investidores, e pode também proporcionar novas oportunidades de negócios e investimentos para os empreendedores. Ao final desse ciclo, a empresa foi selecionada e recebeu um aporte milionário para tracionar seu negócio e prospectar novos clientes. “A VENTIUR nos ajudou muito naquele momento a validar nosso negócio junto ao setor do varejo”, lembra o CTO. Se tiver interesse em obter mais informações sobre os programas de aceleração e investimento em startups da VENTIUR, pode entrar em contato pelo email queroinvestir@ventiur.net. A VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no polo tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo/RS.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.