Manfing utiliza Inteligência Artificial para mapear comportamento de consumo

Share on linkedin
Share on facebook

 

Plataforma criada pela Manfing auxilia empresas a fidelizarem clientes e aumentarem seus lucros

 

Fidelizar clientes e aumentar a lucratividade das empresas por meio da análise do comportamento de consumo. Esse é o objetivo da Manfing, startup paranaense acelerada pela VENTIUR desde 2019 e que utiliza o conceito de Inteligência Artificial para desenvolver sua solução, tendo como foco empresas dos segmentos de varejo, agronegócio e indústria. 

O CTO da empresa, Leandro Volanick, comentou que a plataforma fornece importantes dados para que o gestor do negócio possa ampliar seus resultados financeiros, garantindo a recompra e a fidelização de seus clientes. A partir das informações coletadas sobre o perfil de consumo de cada cliente, a Manfing gera relatórios detalhados indicando qual melhor data para venda de determinado produto, valor e quantidade do item, com base em machine learning. Para isso a plataforma se baseia em dados históricos de compra, big data e outras fontes para tornar a indicação do produto aquilo que o cliente realmente precisa, melhorando o ticket médio da venda e o retorno do consumidor à carteira ativa de negócios. 

 “Temos empresas que aumentaram em até 17% o valor de seu ticket médio de vendas a partir dos dados coletados pela Manfing”, ressaltou Volanick. Ele ressalta que a solução permite que o lojista possa saber a data mais provável de compra de seu cliente e qual produto ele vai escolher antes mesmo dele visitar a loja física ou online, o que permite maior agilidade. A coleta dessas informações influencia a decisão de consumo de seus clientes, e faz com que as empresas possam mapear o ciclo de compra desde o começo, bem como o potencial de venda e as necessidades de cada consumidor em particular.

O CTO observa que esse resultado depende de diversos dados e variáveis, que se bem aproveitados podem gerar informações relevantes e qualificadas para que as empresas tenham condições de oferecer o produto certo na hora mais apropriada a cada cliente. Em situações que a loja não dispõe de tal mercadoria naquele momento, o vendedor poderá oferecer algo similar, baseado no perfil daquele consumidor, aumentando as chances de conversão em venda. Esses entregáveis fazem com que a plataforma seja a única no mercado a oferecer esse tipo de solução. 

Outro ponto de destaque da solução é o fato de que esta não precisa fazer integração com outros sistemas de gestão de vendas, como um CRM ou ERP, pois a ferramenta roda totalmente na WEB, podendo ser acessada do computador ou celular de maneira rápida e intuitiva. Atualmente a startup possui clientes de grande porte em diversas regiões do País.

 

Solução segmenta padrões por tipo de produto

Conforme o CTO a empresa atende clientes B2B, em especial os que possuem loja física e com mais de 10 filiais, dos segmentos de varejo, agronegócio e indústria. No caso do varejo, a empresa em especial, com redes de comercializam produtos como móveis, eletrodomésticos, calçados e roupas. Já no agronegócio, a solução atua no mapeamento de venda de insumos agrícolas e fertilizantes, indicando o mix de produtos adequado às necessidades de cada produtor, o que permite a identificação de fatores que possam estar afetando a produtividade da propriedade rural. Com relação à indústria, dentre outros dados, a solução permite que possa ser projetado o faturamento para fins de orçamento, além de indicar quais itens devem ser produzidos com base na demanda histórica

Ele ressalta que a ferramenta elabora relatórios que determinam os padrões de consumo por tipo de produto. “O sistema gera leads qualificados para o vendedor, que já pode acionar o cliente diretamente através do celular”, argumenta. Para isso, a plataforma possui integração com envio de SMS e WhatsApp, permitindo que o vendedor envie ao cliente o produto na data recomendada pela solução, com o uso de materiais personalizáveis e acompanhamento de conversas. Volanick salienta também que os bancos de dados da empresa estão em conformidade com a nova lei geral de proteção  de dados, o que garante segurança e transparência em todo o processo.

 

E como surgiu a empresa?

A empresa surgiu em 2019 na cidade de Toledo, no oeste do Paraná. Naquela ocasião, Volanick, que é desenvolvedor de softwares, com foco em Python, PHP e MongoDB, se uniu a dois sócios para criação de uma assistente pessoal digital nos mesmos moldes do Google Assistente e da Alexa, da Amazon. O empreendedor, que possui experiência em machine learning, extração de dados, correlações e inteligência artificial, juntamente com Sidnei Carlos Terribele, atual COO, e Bruno Potrich, CMO, deu início a um sistema de previsão de vendas para o setor varejista.

Terribele é responsável pela parte de processos, produtos e negócios da empresa, enquanto que Potrich cuida do marketing, SEO e mídias sociais. A experiência do trio nas áreas de tecnologia, marketing e negócios, resultou na criação de uma ferramenta com foco no aumento das vendas, a partir do conceito de inteligência artificial. Ainda em 2019 a empresa conheceu a VENTIUR e se inscreveu para participar do chamado warm up, que é uma etapa de pré-aceleração. 

Ao final desse ciclo, a empresa foi selecionada e recebeu aporte financeiro para tracionar seu negócio e prospectar novos clientes. “A VENTIUR nos ajudou muito naquele momento a validar nosso negócio junto ao setor do varejo”, lembra o CTO. A Manfing está incubada no Biopark, em Toledo, desde abril de 2019, e sua equipe atual é formada por sete pessoas. 

 

Quais são os planos da empresa para 2021?

O CTO revelou que para este ano a empresa tem em seu planejamento a consolidação da plataforma. “Queremos ser referência para o varejo no País, fazendo com que as empresas enxerguem seu cliente como único”, observou. Segundo ele, as empresas do varejo possuem um alto grau de dificuldade em conhecer melhor o comportamento de seus clientes. Enfatiza que muitas vezes essas organizações desconhecem que quando assertivas na indicação do produto, isso pode impactar em até 60% a decisão de compra. “Queremos que as empresas prestem um atendimento consultivo aos seus clientes, deixando de lado a propaganda massificada que temos atualmente”, pontuou. 

Em 2020, mesmo em um ano impactado severamente pela pandemia da Covid-19, as maiores empresas do varejo brasileiro superaram as expectativas e aumentaram sua participação de mercado. De acordo com dados da sexta edição do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a expansão das maiores empresas do setor foi de 9,9% em 2019, praticamente o dobro da alta de 5% do varejo como um todo.

Quem tiver interesse em obter mais informações sobre os programas de aceleração e investimento em startups da VENTIUR, pode entrar em contato pelo email

queroinvestir@ventiur.net. A VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no Tecnosinos, em São Leopoldo/RS.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados