Startups impulsionaram surgimento de novas profissões

Como já falamos em outras ocasiões aqui mesmo no blog da VENTIUR, a transformação digital tem provocado mudanças significativas em diversos setores de nossa sociedade, inclusive no surgimento de novas profissões. Quando falamos em mercado de trabalho, por exemplo, o surgimento das startups impulsionou justamente a criação destas novas profissões, como desenvolvedor de aplicativos, agile coach, ux writer, customer success, cientista de dados, dentre outras como veremos nesse texto. 

Ainda falando de startups, estas empresas vêm registrando crescimento exponencial nos últimos anos, cenário que deve se manter durante essa década, segundo projeção da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). E para atender os novos desafios gerados pela transformação digital, (também falaremos mais sobre tema logo abaixo), cada vez mais o mercado procura profissionais especializados. Muitas dessas novas profissões são complementares e estão cada vez mais presentes nas empresas.

E isso é só o começo, pois a popularização de novas tecnologias como é o caso do 5G e o advento do Metaverso, devem impactar ainda mais o mercado de trabalho. No caso do Metaverso, em especial, a realidade paralela criada pelo mesmo fundador do Facebook, deve impulsionar o surgimento de novas carreiras no ambiente digital.

Novas profissões advém junto a novas tecnologias
Tecnologias novas abrem espaço para novas profissões.

Novas profissões, novos cargos e carreiras

Esse mercado digital concentra altos salários, mas para ter uma oportunidade é necessário que o profissional tenha, especialmente, competências técnicas específicas. Para detalhar um pouco mais sobre as oportunidades geradas pelas startups, formando novas profissões, listamos abaixo oito carreiras que surgiram a partir dos chamados negócios inovadores.

Desenvolvedor de Aplicativos

Impulsionada pela popularização dos dispositivos móveis, essa profissão está em alta e cada vez mais se faz necessária em nossa sociedade hiperconectada – levantamento da consultoria Newzoo aponta que apenas o Brasil tem cerca de 109 milhões de usuários de smartphones atualmente, o que representa mais  da metade de sua população. Trabalhando com conceitos chave da área de tecnologia, este profissional atua na construção de soluções para celulares e tablets.

Agile Coach

Este profissional tem a capacidade de orientar os times técnicos com o objetivo de aumentar sua produtividade e desempenho. Tomando como base nos conceitos das metodologias ágeis para a Gestão de Projetos, o Agile Coach trabalha com ciclos rápidos para o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços para a organização em que atua . Com foco no resultado, sua missão é eficientizar processos, bem como reduzir os custos e o tempo envolvidos em cada etapa do processo que envolve o negócio. 

UX Writer

Fundamental para a criação e o fortalecimento tanto da voz, quanto do relacionamento da marca junto ao seu público, o UX Writer  realiza o desenho conversacional. Esta funcionalidade tem como objetivo qualificar a experiência do usuário durante seu processo de compra em uma determinada plataforma digital. Relacionada à arquitetura da informação e ao design, o UX Writer deve ‘conduzir’ o cliente de maneira intuitiva. O conteúdo produzido, o qual pode ser feito por um jornalista ou publicitário, deverá provocar o engajamento do público. 

Product Designer

Designer de produto, este profissional é o responsável pela criação de produtos físicos ou digitais. Ele participa ativamente de todas as etapas que envolvem o desenvolvimento dessa solução desde a fase de entendimento, passando pela ideação, definição, prototipação e validação. Semelhante às etapas do Design Thinking, a ‘jornada’ do Product Designer não envolve diretamente o uso de ferramentas digitais, mas ele tem a função de gerenciar todas as etapas até a entrega daquele produto. Para atingir esse resultado, ele utiliza abordagens técnicas e metodológicas. 

Customer Success (CS)

Com foco em garantir o ‘sucesso do cliente’ como o nome mesmo já diz em tradução literal do inglês, o Customer Success é um dos profissionais que mais têm sido valorizado atualmente no mercado. Sua missão não diz respeito apenas à jornada de compra, mas está relacionada diretamente à relação da empresa com o seu cliente. Para desempenhar essa função, o profissional de CS coloca em prática estratégias que garantam questões importantes para relacionamento com o cliente, o que inclui engajamento e feedback. 

Especialista em Inteligência Artificial (IA)

A demanda por profissionais deste tipo tem crescido nos últimos anos, em especial por sua relevância para o mercado. Dependemos da IA todos os dias, seja quando solicitamos uma corrida por meio dos apps de mobilidade ou ainda quando recebemos a recomendação de uma música/filme via plataformas de streaming – para falarmos apenas de algumas das diversas aplicações. Dentro desse contexto, o profissional de IA precisa entender todos os tipos de tecnologia e como estas podem ser utilizadas nas rotinas das empresas para a obtenção de melhores resultados.

Arquiteto Cloud

Este é um dos cargos mais recentes desta lista. O papel do Arquiteto Cloud, como o nome sugere, é oferecer – e monitorar – a infraestrutura de clouding computing (computação em nuvem), para que seus clientes possam armazenar dados sem a necessidade de um servidor físico. Ele será responsável por desenvolver o planejamento e gerenciar a infraestrutura de rede, conforme as especificidades da organização em que atua. Para ocupar uma posição desse tipo, o profissional deve ter amplo conhecimento técnico em áreas como arquitetura de aplicações e banco de dados. 

Cientista de dados (Data Scientist)

Também chamado de ‘Inteligência do Negócio’, esse profissional tem em sua rotina diária a missão de gerenciar as demandas de Big Data, o que inclui coleta e gerenciamento de dados não-estruturados. O cientista de dados precisa transformar essas informações em relatórios que auxiliem a tomada de decisões por parte dos gestores de uma organização. Para desempenhar essa função, esse profissional precisa desenvolver algumas habilidades específicas, o que inclui comunicação, estatística, conhecimento em linguagens de programação de análise de dados como R, Python e SQL, Machine Learning, engenharia de software, dentre outras.

Mercado exige competências técnicas, mas também emocionais

As incertezas acentuadas pela crise sanitária e econômica causada pela pandemia da Covid 19 refletem diretamente em questões como emprego e renda no País. Apesar de ter registrado leve queda no começo do segundo semestre de 2021, o desemprego no Brasil ainda é o quarta maior entre as principais economias do mundo, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating para o portal G1. Dentro desse contexto, cada vez mais os profissionais precisam estar atentos (e preparados) para as novas oportunidades que estão surgindo como vimos acima. 

No entanto, para se tornar relevante em um mercado cada vez mais competitivo, não basta ter apenas competências técnicas desejadas para aquela determinada função com as que falamos – é preciso também outras habilidades, em especial de como lidar com as pessoas e com as adversidades que possam surgir. Em seu livro “6 Competências para surfar na Transformação Digital”, o italiano Andrea Iorio, descreve os profissionais devem dominar as cinco competências básicas no mundo corporativo digital: flexibilidade cognitiva, atitude maker, comportamento humano, pensamento crítico, altruísmo digital e foco no resultado. 

Com passagem por empresas como Tinder e LÓréal, tais capacidades devem ser aprendidas pelos profissionais que desejam atuar em organizações que estão aderindo ao processo de transformação. “A transformação digital é uma mudança de comportamento. Não falamos de ferramentas e tecnologia, mas sim de pessoas”, disse Iorio em seu livro. Relatório da consultoria McKinsey & Company, aponta que apenas 16% das empresas têm sucesso no processo de transformação digital a longo prazo.


E então, gostou do tema? Para ficar atualizado sobre as tendências do mercado da tecnologia, startups e novos investimentos, siga-nos nas redes sociais. A VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no polo tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo/RS. Para mais informações sobre nossos programas de aceleração e investimento em startups, entre em contato com nossa equipe.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.