Acredito que não é novidade para ninguém que é especialmente difícil empreender no Brasil. Burocracia, economia, tecnologia, leis que não fazem sentido, tudo aqui é mais uma barreira.

Por esse motivo, o Ministério da Economia, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, outros órgãos públicos e a sociedade civil organizada se juntaram nos últimos meses para discutir quais os principais problemas para o ecossistema e qual a melhor forma de resolvê-los, tendo em mente o ambiente de trabalho, investimento em startups e aspectos ligados a relações de trabalho e compras públicas.

O Subcomitê Ambiente Normativo de Startups do Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) teve como objetivo identificar as principais barreiras para a criação, crescimento e expansão de startups no país, além de pensar em estímulos e melhorias normativas para os negócios inovadores.

Tais levantamentos foram agora divulgados para a consulta pública, e é nosso dever como atuantes do ecossistema participarmos da pesquisa. Dessa forma, convidamos vocês a divulgar e preencher esse formulário. Nele você encontra as orientações e todas as informações necessárias para o preenchimento.

Vamos todos juntos (e shallow now) lutar por um país melhor para empreender, fazer nossa parte e divulgar a iniciativa!