Seja você um iniciante no mundo dos negócios, ou um empreendedor com uma longa jornada, os livros sobre startups funcionam como um recurso para adquirir conhecimento e motivação.

Se você se sente um pouco perdido no assunto, ou tem alguma curiosidade sobre a trajetória de grandes nomes do mundo da inovação, os livros sobre startups podem servir como uma fonte de ideias, conselhos, estratégias e inspiração para todo tipo de empreendedor.

São tantas opções para uma leitura de qualidade, que podem deixar o leitor indeciso na hora da escolha. E é por isso que estamos aqui! Este texto inclui alguns dos melhores livros sobre startups para ajudá-lo a entender este ecossistema.  Neles, é possível encontrar estratégias, ferramentas de faturamento e dicas para colocar seus projetos no caminho do sucesso. 

São obras que envolvem conceitos sobre liderança, inovação e empreendedorismo, e que serão de grande ajuda para você. Boa leitura!

Por que ler livros de startups?

Nas rotinas de todo mundo, ter tempo para ler, às vezes, é um luxo. Por diversos motivos, arranjar um momento para a literatura, mesmo mais específica, como o caso dos livros sobre startups, é um período em que estaremos abrindo mão de outras tarefas. No entanto, vale o sacrifício. Aqui, a palavra de ordem é “aprendizado”.

Os conceitos encontrados nesse tipo de leitura permanecem, e se constroem numa obra sobre a outra. E quando o empreendedor precisar, tais conhecimentos estarão lá, em alguma parte da memória, e voltarão à tona na hora certa.

Mesmo que alguns títulos sejam muito longos, e outros que poderiam ser resumidos apenas em um artigo, o livro ainda é a melhor maneira de aprofundar um tópico. O ritmo acelerado de mudança é uma constante no mundo da inovação. Isso faz das startups um desafio. Em um negócio consolidado, há um ou mais especialistas para cada função. Mas quando falamos de startup, as funções mudam porque as equipes se reinventam continuamente. Ou fazem isso ou fracassam.

 

Livros sobre startups para ler o quanto antes

A Startup Enxuta

Eric Ries, 288 páginas

Diferente da ideia romântica do empreendedor que começa um negócio em sua garagem e então chega num sucesso global, uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. E é por isso que uma startup não pode ser administrada com os mesmos métodos e padrões que as empresas consolidadas utilizam. 

O livro “A Startup Enxuta” é um conjunto de práticas destinadas a ajudar os empreendedores a aumentar as chances de criar uma startup de sucesso. Não é uma fórmula matemática infalível, mas uma filosofia empresarial inovadora que ajuda os empreendedores a escapar das armadilhas do pensamento empresarial tradicional.

 

Startup: Manual do Empreendedor

Bob Dorf e Steve Blank, 572 páginas 

“O Manual do Empreendedor” é um livro essencial em termos de inovação e, acima de tudo, empreendedorismo. Ele descreve, em detalhes, o chamado processo de Desenvolvimento do Cliente que é um método para encaminhar uma startup, desde a sua concepção inicial até que se torne uma empresa madura e de sucesso.

A leitura deste manual, talvez o melhor publicado até agora e que se tornou referência obrigatória entre empresários de todo o mundo, não deve ser feito de uma só vez. Deve ser considerado como um suporte a que recorrer em qualquer momento de hesitação, para que acompanhe o empreendedor ao longo do processo de desenvolvimento, consolidação e expansão do seu negócio.

 

Running Lean

Ash Maurya, 207 páginas

O livro “Running Lean” envolve a construção de produtos de sucesso. A obra é baseada em experimentos de aprendizado no desenvolvimento de produtos, baseando-se em três metodologias: Lean Startup, Desenvolvimento de Consumidores e Bootstrapping.

Pode parecer que a obra está focada apenas naqueles empreendedores que desejam iniciar uma startup. Mas é muito provável que seus leitores sejam quaisquer pessoas, uma vez que o título ensina aspectos muito importantes para quem está pensando em abrir um negócio.

 

A Estratégia do Oceano Azul

Chan Kim e Renée Mauborgne, 288 páginas 

Um verdadeiro sucesso, o livro A Estratégia do Oceano Azul utiliza a metáfora de águas calmas e límpidas, cujas características apresentam grandes vantagens e possibilidades para os marinheiros, ao contrário de um mar turbulento ‘vermelho’, simbolizando o perigo de sobrevivência.

No entanto, os autores não direcionaram seu trabalho para os fãs de esportes náuticos. A obra é voltada à gerentes de empresas. Um dos eixos do trabalho é o da inovação como pilar fundamental da gestão empresarial. O oceano azul simboliza a possibilidade de navegar em novos mercados de negócios, quase sozinho, de descobrir outras oportunidades, em vez de continuar a “navegar” por águas repletas de competição destrutiva, tubarões e superfícies amplamente exploradas.

 

O Gestor Eficaz

Peter F. Drucker, 228 páginas

O Gestor Eficaz argumenta que a base da gestão eficaz nas organizações é a autogestão. O livro ressalta que a eficácia é uma habilidade que pode ser aprendida. Pois ela é a soma de um conjunto de práticas que ajudam a desenvolver e alcançar aspectos realmente importantes. Outra questão interessante que a obra aborda é o tempo: um recurso limitado e insubstituível.

Para o autor, o trabalho do gestor afeta a capacidade da empresa de obter resultados por meio do desenvolvimento de uma série de atividades corretas. A eficácia, portanto, depende da capacidade de fazer bem as coisas certas.

 

Receita Previsível 

Aaron Ross e Marylou Tyler, 240 páginas

A partir de cases reais, o livro Receita Previsível mostra como colocar em prática o processo de vendas externas, o que levou empresas como a Salesforce.com a aumentar sua renda em mais de 300%.

Todo negócio precisa vender, é o que gera lucros e mantém a organização funcionando. No entanto, a maioria deles permanece refém do acaso, sobrevivendo com base em resultados insuficientes e imprevisíveis. Assim, a obra é recomendada para vendedores, CEOs e startups que buscam expandir seus negócios, atrair clientes em potencial e ter renda previsível.

 

Sprint – O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

Jake Knapp, John Zeratsky, Braden Kowitz, 320 páginas

Empreendedores e gestores enfrentam dilemas importantes todos os dias: O que priorizar? Por onde começar? Quantas reuniões são necessárias para encontrar a solução mais adequada?

Este é um livro para qualquer pessoa com uma oportunidade, ideia ou problema que precise de uma resposta rápida.. A obra é um método único de 5 dias para resolver problemas difíceis de negócios e colocar um projeto viável em execução rapidamente. É muito útil para todos os tipos de equipes, desde pequenas startups a grandes empresas multinacionais, de equipes de professores a empresas sem fins lucrativos.

 

Tração

Gabriel Weinberg e  Justin Mares, 256 páginas

Geralmente, os conselhos dados às startups tendem a conter generalidades repletas de palavras-chave e isso torna mais fácil nos perdermos em um oceano sem fim de dicas. Em “Tração”, os autores compartilham suas experiências práticas sobre como realmente desenvolver um negócio. 

Para fazer crescer uma startup, mais importante do que o produto em si é saber como chegar aos clientes. A distribuição é tudo e este é o assunto abordado no livro. A obra envolve vários canais de aquisição de clientes e ajuda a escolher os melhores para o seu negócio.

 

10 Mil Startups

Felipe Matos, 200 páginas

O livro é um guia prático para elaboração e desenvolvimento de uma startup. Ela abrange desde a fase inicial, momentos de crescimento acelerado, até a captação de investimentos em capital de risco.

Assim, o autor traz cases de diversas startups brasileiras, e aborda tópicos como equipes, aceleração e atração de investimentos. O título conta com ferramentas e dicas para as empresas de inovação em cada etapa de sua jornada.

 

O Dilema da Inovação

Clayton M. Christensen, 320 páginas

O professor de Harvard Clayton M. Christensen descreve o grande paradoxo do mercado: grandes empresas que, apesar de irem bem, acabam falindo. O motivo? Adaptação às novas tecnologias. 

A partir de exemplos de êxito e fracasso de grandes negócios, o livro aborda princípios para capitalizar o fenômeno da inovação. Tais diretrizes têm como objetivo determinar quando é certo não ouvir os clientes, quando investir em produtos com baixo desempenho, quando buscar outros mercados, etc.

 

De Zero A Um 

Peter Thiel, 216 páginas

Referência entre os investidores em startups, o livro “De Zero a Um” é um exercício prático que nos aproxima de novas ideias sobre como criar um futuro empresarial. A obra representa uma nova forma de pensar o negócio por trás da lógica do start-up.

Para Peter Thiel, o autor, é fundamental que uma startup nasça pequena e se dirija a um pequeno grupo de pessoas para que, depois de conseguir se diferenciar e ganhar o monopólio em seu pequeno setor, tenha como foco o dimensionamento. São valiosas lições de Thiel, uma figura respeitada do Vale do Silício, que fazem desse livro totalmente aconselhável para compreender melhor o ecossistema das startups.

 

Elon Musk

Ashlee Vance, 320 páginas

A biografia de Elon Musk é uma obra interessante para aqueles interessados ​​em tecnologia, engenharia e formas alternativas de energia, ao mesmo tempo que é indispensável para empreendedores.

O trabalho traz o histórico de cada uma de suas invenções que acabaram se tornando as grandes empresas como as conhecemos hoje. O livro traz um olhar sobre um homem que é uma combinação de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs. Elon Musk é o empresário por trás da Tesla Motors, SpaceX e SolarCity. A obra relata a história de um profissional que revolucionou a indústria americana e quebrou todos os limites da inovação.

 

Vá além dos livros de startups e comece a investir com VENTIUR

A VENTIUR tem como objetivo apoiar e assessorar projetos de startups. É a primeira aceleradora de startups do Rio Grande do Sul, iniciando suas operações em 2013, e desde 2014, é uma das aceleradoras qualificadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) no Programa Startup Brasil.

De lá pra cá, já captou e avaliou mais de 2.000 startups, pré-acelerou 166 projetos na etapa de Warmup e acelerou mais de 50 startups. Entre os casos de sucesso está a venda da startup Devorando para o iFood.

A VENTIUR atua com startups de diversos segmentos como o Agronegócio, Sistema Financeiro, Saúde, Varejo,  Indústria, entre outras. São modelos de negócios que se baseiam em tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, IOT, Big Data, Blockchain e Visão Computacional, entre outras.

Por isso, quando você decide investir com a VENTIUR, estará realizando um negócio assertivo. O criterioso processo de seleção e avaliação que a aceleradora realiza com as startups, que envolve uma curadoria, acompanhamento e análise da capacidade de entrega, permite um investimento de baixo risco sobre negócios que propõem soluções reais ao mercado.

O trabalho da VENTIUR é assim, uma atuação que conecta startups e organizações, entendendo os atuais cenários de médias e grandes empresas e permitindo que o investidor possa fazer parte da capacidade empreendedora de cada negócio.

Quer saber mais sobre como investir em uma startup? Fale com a gente, estamos te esperando!