A VENTIUR, através do seu Diretor de Operações, Guilherme Kudiess e do Gestor de Aceleração, George Gallas, participou da 32ª edição do Show Rural Coopavel em Cascavel, Paraná. O Evento é destaque nacional e reúne cerca de 300 mil pessoas dispostas a conhecer as novidades do setor agrícola e com foco em fechar negócios.

A VENTIUR participou ativamente de várias atividades do Show Rural Digital, pavilhão focado em inovação e tecnologia para o Agro. Destacam-se a realização de um treinamento de pitch para as startups do Hackathon do Show Rural Digital organizado pela Coopavel, painel com investidores sobre o investimento em Startups do agro, participação na banca do Startup Like a Farmer organizado pelo Sebrae PR e também organização e execução do bootcamp AgTech realizado no último dia de evento.

O bootcamp tem o objetivo de avaliar presencialmente as startups que serão selecionadas para a etapa final que será realizado em Piracicaba nos dias 28 e 29 de fevereiro.  Outro objetivo do Show Rural é conectar a VENTIUR com investidores que estão interessados em investir em Startups do Agronegócio. Interessados também podem entrar em contato diretamente com Guilherme Kudiess pelo link: http://whts.co/sZG3MtnExW ou pelo site https://ventiur.net/agtech/.

Segundo Kudiess, o Paraná é o terceiro maior estado em produção agrícola e escolheram a Show Rural Coopavel para realizar uma das etapas presenciais de seleção; não só pelo estado ser grande produtor, mas o ecossistema local de inovação do chamado Iguassu Valley, que compreende Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, tem se desenvolvido em ritmo acelerado. Boa parte das startups participantes foram da própria região, mas algumas também de Santa Catarina, São Paulo e até do Piauí.

As startups participantes foram Leigado, Agripad, Culte, Aquabit, Trucker do Agro, Gravitwave, Stac e Rise Go.

Kudiess e Gallas também realizaram uma visita ao Biopark na cidade de Toledo. O parque tecnológico abriga atualmente 16 startups e tem a meta de atingir 50 até o final de 2020. A Manfing, Startup acelerada pela VENTIUR em parceria com o GIP Hélice Caxias do Sul está sendo incubada no parque desde sua fundação.

O parque está sendo construindo para abrigar empresas de tecnologia, universidades, shopping center, hotel, hospital e em sua fase final, áreas residenciais. Com boas práticas de Smart Cities, o objetivo dos idealizadores do projeto é gerar 30 mil empregos diretos nos próximos anos transformando o oeste paranaense em referência nacional em ecossistema de inovação e tecnologia.

Para Gallas, o Biopark mostra o quanto a iniciativa privada pode realizar excelentes projetos que visam o desenvolvimento sustentável de uma região. Além da formação de excelentes profissionais através das universidades locais, o parque permitirá que esses talentos encontrem espaço para desenvolverem todo o seu potencial e não precisem sair do oeste paranaense atrás de oportunidades.

Os próximos passos da VENTIUR em relação ao Warmup AgTech ocorrem em Piracicaba nos dia 13/02 com a etapa de seleção assim como na Show Rural, e em seguida nos dias 28 e 29 de Fevereiro, também em Piracicaba onde de 15 startups disputarão cerca de 5 vagas para receber investimento e participar do programa de aceleração GoHard.