VENTIUR inicia aceleração da Turma 11 com foco em Inteligência Artificial

Share on linkedin
Share on facebook

 

Grande parte das startups é apoiada pelo Programa MCTI IA², que selecionou a VENTIUR em parceria com a UNSINOS, FEEVALE, UCS,UPF e UNIJUI

 

A VENTIUR dará início agora em dezembro ao processo de aceleração de sua turma 11. Quatro, das cinco startups aceleradas foram selecionadas no âmbito do programa IA² MCTI – Inovação Aberta e Inteligência Artificial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com a Softex. A iniciativa tem como objetivo fomentar a aceleração tecnológica de soluções de impacto através da incorporação de Inteligência Artificial em quatro áreas prioritárias: agronegócios, saúde, indústria e cidades inteligentes.

 

A VENTIUR foi uma das 13 aceleradoras selecionadas na chamada pública promovida pelo programa do MCTI para escolher startups que estejam relacionadas aos segmentos e temas propostos. Participaram do programa um total de 600 startups – destas, 100 foram selecionadas para serem apresentadas às aceleradoras, mas apenas 30 startups passam para a fase de aceleração. A VENTIUR selecionou quatro startups – Hortify, Stac, Pix Force e Stargrid, as quais receberão aporte financeiro e farão parte da turma 11 da VENTIUR. O processo de aceleração inicia em dezembro e se estende até julho de 2021. Além destas quatro empresas, também participa desse ciclo da turma 11 a staturp Digifarmz

 

O COO da VENTIUR, Guilherme Kudiess, comenta que durante esse período de aceleração, as startups terão uma agenda intensa de atividades, a qual inclui uma série de bootcamps, aproximação com parceiros, mentores, reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação com foco no desenvolvimento dos empreendedores e seus times. Tais atividades envolvem palestras para transferência de conhecimento e workshops com exercícios práticos envolvendo diversas temáticas como liderança, aspectos jurídicos, customer success, governança para startups, contabilidade, vendas, marketing digital, gestão, finanças, recursos humanos, canais de aquisição de clientes, desenvolvimento de produto, captação de recursos, dentre outros. “Eles terão acesso a diversos temas que irão contribuir para o crescimento das aceleradas”, observa o COO.

 

As novas empresas serão preparadas durante sete meses até o Demoday, que acontece em julho de 2021. O evento marca o encerramento do ciclo de aceleração, oportunidade em que os empreendedores poderão apresentar os resultados do trabalho  para dezenas de fundos de investimentos convidados, além de parceiros e outros grupos de investidores da aceleradora. A fim de gerar oportunidades de conexão, parcerias e troca de experiências.

 

Além da explanação dos cases, será um momento também para que as statups compartilhem os aprendizados e os desafios vividos durante o ciclo de aceleração. ‘Finalizada essa etapa, as empresas passam a realizar encontros menos frequentes, porém de nível estratégico, em conjunto com investidores do grupo. Além disso serão aproximadas a fundos parceiros da VENTIUR para avaliação de novas rodadas de investimento’, detalha. Os três grupos de investidores da aceleradora participaram desse processo: Fundo 20, Hélice e VENTIUR AgTech. “As startups estão em um período de crescimento, com produtos já lançados e se preparando para tração.Por isso precisam estruturar seu negócio e time , além do aporte financeiro. O processo de aceleração da VENTIUR inclui o smart money destes grupos de investidores e mentores que agregam com experiências de mercado, conexões, o fomento de novos negócios e estruturar melhores práticas de gestão”, enfatiza o COO. 

 

Quem tiver interesse em obter mais informações sobre estes e outros programas de aceleração e investimento da VENTIUR, pode entrar em contato pelo e-mail queroinvestir@ventiur.net. A VENTIUR é uma das principais aceleradoras do país e investe em  startups de todo Brasil. Está sediada no Tecnosinos, em São Leopoldo

Quem são as startups selecionadas para a turma 11 da VENTIUR

As cinco startups selecionadas para o ciclo de aceleração da turma 11 da VENTIUR atuam nos segmentos de energia, saúde, serviços e agronegócio, e estão localizadas em diferentes regiões do País, o que inclui Sul e Sudeste. Abaixo uma breve descrição de cada uma delas.

 

Pix Grid

A Pix Grid é uma spin-off, focada no mercado de Energia, da Pix Force, que desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Suas soluções abrangem desde a inspeção de linhas de transmissão por imagens satélite, análise de infra-estrutura através de drones e monitoramento de redes urbanas para identificação de anomalias e podas de árvores.   

 

Stargrid

Entrega soluções para facilitar e agilizar o planejamento de escalas de trabalho.. Por meio de uma plataforma, os colaboradores podem escolher seus dias de folgas preferenciais, uma inteligência artificial cruza informações de todos, levando em conta o banco de horas e legislação, e monta escalas que entregam o máximo de satisfação aos colaboradores e gestores. Os gestores podem conferir notificações e aprovar alterações em tempo real, desta forma cooperando para a qualidade de vida do colaborador e aumentando o resultado da empresa.

 

Stac

Com foco no agronegócio, a Stac entrega um sistema de monitoramento e gestão de aviários para produtores, cooperativas e agroindústrias. Com sensores, dispositivos e balanças, conectados a uma plataforma para tomada de decisão, a STAC ajuda o produtor a aumentar a produtividade, seja no ganho de peso das aves, quanto reduzir a mortalidade no aviário. A STAC recebeu a premiação de 1º e 2º Lugar do Inova Avi, promovido pela EMBRAPA. Maior concurso de inovação para o mercado avícola no Brasil. 

 

Hortify

Especializada em hortifruticultura, a plataforma Hortify reúne de maneira intuitiva dados de produção, mão de obra, estoque e financeiro, integrado com algoritmos inteligentes que auxiliam na tomada de decisão. Somado a isso, atendendo a exigências do governo brasileiro, a solução introduz um processo inteligente de rastreabilidade alimentar, agregando valor e transparência ao alimento. Atualmente possui 60 clientes espalhados pelo Brasil.

 

Digifarmz

Trazer eficiência ao processo de produção de soja, reduzindo custos e perdas causados por doenças – esse é o objetivo da Digifarmz, uma plataforma que combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e dezenas de outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja. A plataforma indica quais fungicidas utilizar, qual melhor data de pulverização, emite alertas e notificações, tudo para apoiar a tomada de decisão do produtor. A startup já tem mais de 400 clientes no Brasil e Paraguai e está em plena expansão.

 

Prema

Assim como o uber quebrou paradigmas da mobilidade urbana, a Prema está transformando o mercado de revisões automotivas. Por meio de uma plataforma e serviço agregado, traz transparência e economia para o proprietário de um veículo; que além de adquirir a revisão online; pode acompanhar a revisão do seu veículo por meio de filmagens, visualizar o desgaste dos itens de segurança, como pneus, freios, fluídos… tendo todas as evidências da realização da manutenção programada conforme recomendações da montadora. A prema também pode buscar e deixar seu veículo onde estiver, evitando aquela perda de tempo e deslocamento até a concessionária. E no âmbito do programa do MCTI, a plataforma agrega rastreabilidade do processo de manutenção preventiva utilizando Inteligência Artificial para gerar transparência dos serviços realizados.

 

Programa do MCTI fomenta inovação e pesquisa de novas soluções

A iniciativa do MCTI tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções em inteligência artificial no valor de até R$ 500 mil. Esses projetos são apoiados por Aceleradoras de Startups, em parceria com ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia),  empresas tradicionais e grupos de pesquisa que atuam na execução de projetos de P&D com foco na solução de problemas  através de IA. Iniciativas como esta aumentam a competitividade e internacionalização de tecnologias brasileiras por meio da inovação e eficiência do setor produtivo brasileiro.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados