A VENTIUR, em parceria com Luis Vilela da Sale N Scale consultoria de vendas, realizou na tarde da quinta-feira dia 23/04 uma War Room sobre Vendas B2B em época de crise.

O objetivo da War Room é reunir os empreendedores do portfólio da VENTIUR para receberem uma overview sobre as tendências que a pandemia está trazendo, principalmente as mudanças na área de vendas, além de compartilharem suas realidades e receberem orientações para superarem esse momento.

A conversa foi muito importante pois nesse momento muitos empreendedores tendem a se sentir sozinhos e sem saber como agir, porém ao enfrentar a realidade junto com outros empreendedores, é possível chegar a soluções viáveis para conseguir enxergar novas possibilidades.

Alguns dos principais aprendizados obtidos durante a conversa foram:

1.  Agora é hora de dar atenção a quem já é cliente, mostrar o valor da empresa. Neste momento talvez seja melhor reter os clientes da base do que prospectar novos.
2. Questionar o quanto de valor está sendo gerado para o cliente. Produzir uma relação de confiança tanto com quem já é cliente como prospectos. Temos um produto que é essencial para o cliente, ou pode ser facilmente cancelado? É importante saber a resposta.
3. Personalizar sempre a comunicação e ser o mais objetivo possível. Ninguém para mais pra ler emails longos ou que percebem que foi enviado para vários leads simultaneamente. Não use e-mails frios totalmente automatizados.
4. É um momento de gerar conteúdo que interesse para os clientes e divulgar, gerar relacionamento.
5. Os canais que mais estão dando retorno, convertendo, no momento é o whats e o Linkedin, pois como as pessoas estão trabalhando em home office, ninguém atende os telefones no escritório.
6. É recomendada a troca de contatos de clientes e leads entre as startups para geração de novas vendas. Aproveite para fortalecer o relacionamento entre empresas do mesmo segmento com produtos complementares.
7.  Entenda se é possível algum pivot para mercados que não estão tão afetados pelo Covid ou até mesmo mercados que estejam surgindo em meio dele. Os principais citados foram saúde, agronegócio e mudança nos modelos de trabalho como home office.
8. Utilize, quando possível, a câmera da web cam nas conferências. Isso trás mais engajamento e facilita na hora de converter um lead ou reter um cliente.
9. Faça testes em novos mercados criando um novo playbook curto de vendas. Faça testes de duas semanas para ver se consegue novas conversões.
10. Faça pesquisa entre sua base de clientes para estimar quem irá superar a crise e quem não irá. Essa informação é importante para saber se o seu fluxo de caixa será altamente impactado ou se sua startup conseguirá reagir bem ao momento.

A próxima War Room será no dia 30/04 às 17h com Anderson Diehl, que irá abordar o tema Marketing Digital.