Startup Meerkat, acelerada pela VENTIUR junto ao Programa Startup Brasil , anuncia sua venda para a Acesso Digital.

A Meerkat, startup gaúcha que desenvolve produtos através de visão computacional, anunciou no dia 03 de agosto de 2020 a venda de sua operação para a Acesso digital.

A Meerkat surgiu no final de 2015 com os sócios Gustavo Führ, Guilherme Fickel e Renan Franz, todos saindo do doutorado da UFRGS, trabalhando com foco em visão computacional. O grande propósito dos empreendedores era encurtar o caminho conectando o conhecimento técnico da visão computacional para efetivamente facilitar a vida das empresas.

Inicialmente houve dificuldade em convencer empresas a utilizarem a solução no Brasil, e por isso iniciaram prospecções fora do país. Após inúmeras reuniões, surgiram oportunidades de oferecer serviços para empresas através de projetos. A primeira oportunidade surgiu através do relacionamento com uma empresa da Bélgica, que precisava de uma solução para reconhecimento facial. Apesar do projeto não ter sido continuado pela empresa, o produto estava desenvolvido e pronto para ir a mercado.

Em 2017 a Meerkat foi aprovada no Startup Brasil e Finep Startups, permitindo a contratação de uma equipe para apoiar no desenvolvimento de novos produtos. Nesse período a startup foi acelerada pela VENTIUR no seu programa GoHard.

Um dos produtos desenvolvidos pela empresa foi o reconhecimento de biometria facial e documentos para o onboarding de bancos digitais, diminuindo expressivamente o trabalho de backoffice. Outro produto da startup é a leitura de placas veiculares, para liberação de acessos a estacionamentos, condomínios e afins.

A partir de 2018 a Meerkat começou a receber propostas de M&A de algumas empresas, porém não tinham fit com o objetivo dos sócios. Esse cenário mudou a partir de uma oferta da Acesso Digital, empresa que já utilizava a tecnologia da Meerkat.

O objetivo da aquisição é o fortalecimento do braço de tecnologia da Acesso Digital, que agora poderá expandir sua oferta de produtos tendo o apoio de profissionais extremamente competentes.