Startup está entre as novas selecionadas para receber aceleração na turma 12 da VENTIUR

 

Oferecer um sistema completo de Educação Corporativa e Gestão de Pessoas para às empresas – esse é objetivo da Umentor, startup que receberá aceleração e aporte financeiro da VENTIUR em parceria com os seus veículos de investimento Hélice e Fundo20. A empresa, que já atende mais de 110 organizações de diferentes segmentos econômicos, em seis estados brasileiros, em especial do Sul e Sudeste, têm planos para ampliar sua atuação neste segundo semestre do ano, levando sua solução para novos mercados. 

Segundo o diretor de Operações e Produto, Ismael Wimmersberger, a Umentor consiste em uma plataforma de inteligência corporativa, a qual auxilia a gestão de profissionais durante toda a sua jornada dentro da organização – da contratação até um eventual desligamento. Dentro desse contexto, a empresa disponibiliza um total de três soluções para o mercado corporativo: Universidade Corporativa, Análise de Performance de Colaboradores e Banco de Talentos. 

No que se refere à Educação Corporativa, a Umentor conecta a empresa com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizado permanente. O diretor explica que ao contratar a solução, a empresa recebe um Portal de Educação Corporativa completo, conforme as suas necessidades. Nesse ambiente digital, os funcionários poderão ter acesso a capacitações por meio de artigos, vídeos, entrevistas e outros conteúdos formativos. “Atualmente temos cerca de 200 treinamentos na plataforma, onde após a contratação, o cliente já inicia sua universidade corporativa e tem acesso imediato aos conteúdos disponíveis, que incluem desde cursos de idiomas, Liderança, Vendas até finanças”, ressaltou.

Ele detalhou que os cursos têm como foco principal o desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills), as quais o colaborador necessita para ter um bom desempenho no ambiente profissional. Com relação ao formato dos conteúdos que são disponibilizados na plataforma digital, o diretor destacou que estes são totalmente auto instrucionais – capacitações que permitem ao aluno que acompanhe os conteúdos conforme sua disponibilidade de tempo. 

Ainda sobre as características dos treinamentos, o diretor observou que este é um dos principais diferenciais da plataforma, pois devido ao fato de serem online, eles facilitam o processo de aprendizagem e desenvolvimento do colaborador. Entre as capacitações mais acessadas estão cursos de inteligência emocional, liderança, inovação e comercial. A empresa ainda poderá ter acesso a trilhas compostas por conteúdos específicos para posições estratégicas dentro de sua estrutura funcional, como liderança e vendas.

 

Plataforma oferece ferramentas de avaliação de desempenho

 

Dentro da Análise de Performance, a empresa também disponibiliza duas importantes ferramentas de gestão: Avaliação de Desempenho e o Plano de Desenvolvimento dos funcionários. Esses instrumentos avaliativos indicam qual é a competência que aquele determinado colaborador precisa desenvolver no momento para que ele alcance uma melhor performance em sua atividade funcional, bem como o curso mais adequado dentro do portfólio existente. 

“Somos a única plataforma que atrela universidade corporativa à avaliação de desempenho do colaborador. Dessa maneira, conseguimos identificar lacunas e entender por que ele (colaborador) não está conseguindo atingir os resultados esperados pela organização”, destacou o diretor. Ainda dentro desse contexto, é possível realizar o gerenciamento de metas individuais, permitindo a orientação adequada dos treinamentos e os feedbacks estruturados, além de contribuir para a qualificação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores daquela organização. Por sua vez, Banco de Talentos consiste na análise de perfil profissional, funil de recrutamento e seleção. Essa solução permite que a organização possa estruturar um banco de talentos digital por meio de seu processo de recrutamento e seleção. “Toda a vida do colaborador pode ser desenvolvida dentro da Umentor”, destacou Wimmersberger. 

Nos últimos anos, o investimento das organizações brasileiras em educação corporativa cresceu consideravelmente. Segundo dados da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021, da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), apenas as empresas de serviços, investiram 2,1% no desenvolvimento de seus colaboradores. Conforme dados do Sebrae, o ticket médio investido por uma empresa brasileira em T&D é de R$ 788,00. Entre as principais vantagens de implementar a educação corporativa em uma organização está a questão do alinhamento estratégico, pois diferente das capacitações tradicionais, os treinamentos corporativos permitem a abordagem de situações reais daquela determinada organização.

 

E como surgiu a Umentor?

 

O primeiro esboço do que veio a se tornar dois anos depois a Umentor surgiu em 2016, na cidade de Passo Fundo/RS. Naquela ocasião, Wimmersberger, que é formado em Administração e Especialista em Gestão de Pessoas, com experiência de mais de 10 anos no mercado educacional, deu início a um projeto chamado ‘Você Empregos’. 

A solução consistia na elaboração de cursos para empresas e banco de talentos, e tinha como foco principal a venda de assinaturas para pessoas que estavam procurando capacitação profissional em busca de um novo emprego. O diretor apresentou o projeto a um amigo (e um dos atuais sócios do negócio, Magnun Barcarol), e juntos aprimoraram a ferramenta. A partir daí, com o acompanhamento de um mentor, a solução passou a ser oferecida ao mercado corporativo, com foco em treinamento e gestão de pessoas. “Entre janeiro e agosto de 2018 ficamos preparando a operação para migrar do segmento B2C para o B2B”, lembra Wimmersberger.

Em outubro daquele a nova plataforma foi lançada e os primeiros clientes conquistados. “Vendemos nossa solução para nove empresas naquele primeiro momento e percebemos que tínhamos um modelo de negócio assertivo e que havia espaço no mercado para este tipo de solução”, pontuou o diretor. Nos meses seguintes a startup aprimorou sua plataforma e participou de programas de aceleração de novos negócios, tendo recebido o primeiro aporte financeiro de R$ 320 mil em novembro de 2019. Além de Wimmersberger, comandam a Umentor, Magnun Barcarol, que tem a função de diretor Administrativo e Comercial, e Roberto Rabello, que é o diretor de desenvolvimento e Tecnologia.

 

Umentor planeja expansão do negócio para o segundo semestre

 

Os aportes financeiros que a empresa irá receber durante o processo de aceleração da VENTIUR, já têm destino certo. Os recursos permitirão que a Umentor avance em seu plano de expansão para outras regiões do País – atualmente a startup está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Wimmersberger citou também que o chamado smartmoney da Aceleradora será fundamental nesse processo de consolidação do negócio. 

“A VENTIUR irá apresentar nossa solução à sua rede de contatos e relacionamento, o que é para nós é muito importante”, comentou o diretor. Além desse movimento, a intenção da Umentor é utilizar os aportes financeiros para fortalecer seus times de vendas e marketing, com a adição de novos profissionais. O foco principal dessas iniciativas é a busca por novos clientes corporativos. ‘Queremos promover o refinamento de nosso produto para atender empresas de grande porte’, revelou o diretor.

Durante o período de aceleração da VENTIUR a Umentor terá uma agenda intensa de atividades, a qual inclui bootcamps, reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação, os empreendedores poderão desenvolver suas competências e as de sua equipe. Nessa fase a startup terá também o acompanhamento dos mentores e do gestor de aceleração. 

A VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no polo tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo/RS. Se tiver interesse em obter mais informações sobre os programas de aceleração e investimento em startups da VENTIUR, pode entrar em contato pelo email contato@ventiur.net.