A Trucker do AgrO, startup parceira e acelerada pela VENTIUR desde março deste ano, atende o setor de logística do agronegócio, oferecendo uma plataforma que permite a otimização do tempo de cooperativas, revendas e sementeiras na cotação e contratação de transportadoras, todo processo logístico. 

Durval Carneiro, fundador da Trucker do AgrO, contou para gente como a ideia da startup surgiu em 2017 após uma viagem de negócios para Goiás. Durval teve contato com as dificuldades de um cliente que precisava de suporte logístico para cuidar da entrega de em média 700 caminhões de semente. Na volta para o Paraná, refletiu sobre a necessidade de seu cliente de Goiás e como esse problema deveria afetar também outros produtores e empresas que dependem de contratação de fretes para escoar seus grãos e insumos. 

“Muitas vezes, a logística no agro é realizada de forma arcaica, e sem um padrão, se usa grupos de whatsapp, ligação, e-mail, skype para fazer cotações e depois as famosas planilhas de excel para alimentar informações e assim surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma que atendesse especificamente as necessidades logísticas do Agro, que é tão específica. Contatei cooperativas parceiras para validar a solução e entender melhor as dificuldades dessas cooperativas, revendas e sementeiros, aprimorando a versão inicial da plataforma e até hoje todas as funcionalidades são desenvolvidas segundo as demandas de nossos clientes”, comenta Durval.

Diferente do que já existe no mercado, o aplicativo da Trucker do AgrO é pensado inteiramente para o agronegócio, atuando hoje dentro do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e está chegando no Mato Grosso. A startup vai entregar em breve a localização da sua carga em tempo real, além de facilitar todo o processo de contratação de forma ágil e automatizada. 

Ainda, a ferramenta possui um formato de cotação inteligente onde a nota só é dirigida para transportadoras que atendam aquela região que você precisa retirar seu produto e que possuam apólice vigente que cubram o valor da nota e o produto que será transportado. A plataforma possui um dashboard completo com todas as informações das empresas e cargas do contratante, proporcionando maior governança corporativa, que é extremamente essencial no setor de logística, visando a redução de custos e criando informações assertivas para casos de auditoria. 

Além disso, a Trucker do AgrO inova na gestão dos motoristas, criando seu próprio sistema de pontuação, onde os mesmos podem ser premiados pelo seu desempenho, tanto em dinheiro como em melhorias para o caminhão, como, por exemplo, tanque cheio, frigobar e lona nova. Desta forma, há uma melhora significativa no comprometimento e engajamento dos motoristas.

Recentemente a Trucker do AgrO comemorou seus quase 4 milhões de toneladas cotadas pela plataforma, contando atualmente com um total de 214 transportadoras e 130 contratantes cadastrados.

 Pensando em projetos para o futuro, além da expansão para atuar em todos os estados onde o agronegócio se faz presente e também analisa a entrada de outros países da América Latina, que sofrem com as mesmas dificuldades do Brasil. Além disso, um novo projeto está sendo testado junto a uma das maiores cooperativas da América Latina, que se refere ao carregamento de sementes com lona branca. A testagem visa comprovar que o material absorve uma menor quantidade de calor que os demais, tendo sensores de temperatura e umidade junto a carga conseguem monitorar a diferença de temperatura absorvida. Fazendo com que seja mantida uma melhor qualidade do produto no trajeto transportado, visto que a semente é um ser vivo e possui germinação e vigor, e o calor acaba prejudicando as propriedades do produto.