Na tarde desta quinta-feira dia 07/05 a VENTIUR realizou, com apoio do seu sócio e advogado Alexandre Mello, uma War Room para falar sobre aspectos jurídicos em tempo de pandemia.

O encontro foi importante principalmente para esclarecer dúvidas dos empreendedores, que estão enfrentando desafios em relação a contratos com clientes e fornecedores.

Como principal aprendizados do encontro, é importante analisar caso a caso e ter uma estratégia clara de negociação nos contratos em andamento, tanto com clientes quanto fornecedores.

Sobre as notificações de cobrança ou alteração de contrato, é importante esclarecer bem os argumentos para um eventual cancelamento ou reajustes de prestação de serviço e usar um canal formal, como e-mail. Evite utilizar ferramentas como o whatsapp.

Em caso de inadimplência, o ideal é sempre renegociar com os clientes e evitar ao máximo utilizar a judicialização.

Em relação a remuneração de colaboradores em home office, o tempo de trabalho é diretamente proporcional à remuneração anterior à pandemia. Porém, há possibilidade de negociação de redução de horário e salário, assim como a questão de vale transporte que pode ser reduzido. Vale alimentação e refeição não há consenso ainda sobre a redução ou não do benefício.

A próxima War Room será sobre investimentos em startups e ocorrerá no dia 14/05 às 17h.

#GoHard