logo-ventiur

Menu

Startups aceleradas pela VENTIUR se destacam em ranking do Sebrae

Duas startups aceleradas pela VENTIUR estão entre as selecionadas pelo ranking organizado pelo Sebrae RS que elegeu as 15 startups gaúchas para ficar de olho em 2022. A Stargrid e a Yoursbank se destacaram em 2021 em seus segmentos (falaremos melhor de cada uma delas abaixo), entregando soluções inovadoras e contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação gaúcho.

O ranking do Sebrae indica empresas que possuem modelos de negócios inovadores, com a resolução de problemas reais. A relação foi feita a partir de uma análise do mercado, considerando empresas já consolidadas e também as que estão em expansão.

Essas organizações entregam soluções para problemas reais da sociedade em diversos segmentos, que inclui saúde, educação, varejo, serviços, agronegócio, dentre outros. 

As 15 startups selecionadas estão revolucionando essas áreas, tornando-os cada vez mais rápidos e acessíveis a todos – fator que foi impulsionado ainda mais com a pandemia da Covid e suas medidas restritivas. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior densidade de startups do Brasil. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o estado conta atualmente com cerca de 1 mil startups.

A entidade também projeta um cenário positivo para as empresas do setor em nível nacional para os próximos anos. Além da expectativa do surgimento de outros negócios inovadores, a expectativa é de que o Brasil possa alcançar o número de 100 unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) até 2026.

Solução da Stargrid facilita planejamento de escalas de trabalho

O CEO da StarGrid, Guilherme Bunse, comentou que a empresa recebe com muita alegria o reconhecimento do Sebrae RS. Lembrou que este é o segundo ano consecutivo que a StarGrid aparece na lista das 15 startups para ficar de olho – a empresa já havia recebido a distinção em 2020. “É muito importante para nós estar nessa lista do Sebrae novamente. Saber que que estamos fazendo a diferença na vide de tantas pessoas e organizações nos deixa muito felizes”, salientou o CEO.

Fundada em 2018, em Porto Alegre, a StarGrid desenvolveu uma plataforma de gestão automática de escalas laborais com uso de Inteligência Artificial (IA) focada no segmento hospitalar. A ferramenta possibilita a automação das escalas, facilitando trocas diárias, folgas e faltas, e permite o dimensionamento baseado na demanda verificada. Essa dinâmica auxilia no redimensionamento da força de trabalho entre os setores e equipes.

Antes da solução criada pela StarGrid, as escalas de trabalho eram feitas de forma manual e com diferentes padrões de escolha, entre áreas e turnos, gerando conflitos internos e eventuais descontentamentos.

Atualmente, a construção tradicional de uma escala laboral consome cerca de 15 dias de trabalho até finalização completa – com a plataforma StarGrid o processo é reduzido para 42 minutos, em média. Entre os benefícios obtidos pelas empresas que utilizam a plataforma da StarGrid estão o grau de satisfação dos colaboradores com os dias de folgas, que chega ao índice de 70%.

Antes da adoção da ferramenta, não passava de 20%. A empresa começou, ainda em 2018, atendendo o Hospital Moinhos de Vento e o Hospital Santa Casa, ambos de Porto Alegre. Nos meses seguintes, a startup trouxe outras empresas para sua base de clientes, não somente do Rio Grande do Sul, mas também de outras regiões do país.

Um dos exemplos dessa projeção em nível nacional foi a parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo – uma das principais redes de saúde do país com mais de 120 mil pacientes atendidos anualmente. A StarGrid possui atualmente mais de 35 mil usuários que utilizam a solução em suas rotinas de trabalho em diferentes regiões do Brasil. No começo do ano, a startup foi selecionada pelo programa IA² MCTI – Inovação Aberta e Inteligência Artificial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com a Softex, para receberem aceleração da VENTIUR.

Yoursbank trabalha com educação financeira para jovens

Por sua vez, o CEO da Yours Bank, Felipe Diesel, mencionou que participar do ambiente de inovação gaúcho é muito importante para a empresa, principalmente, pelas oportunidades e pelo networking que são possibilitados. Quanto à presença no ranking do Sebrae, ele observou que é um ótimo reconhecimento do mercado, mas também um grande desafio para a empresa.

“Empreender já é bastante complexo e ainda mais em um segmento tão inovador como o nosso, é mais desafiador ainda. Olhando para dentro percebemos que este (o reconhecimento do ranking do Sebrae) é apenas o primeiro passo de muitas outras ações e que ainda temos muito a fazer”, enfatizou o CEO. A startup cresce em todo o Brasil, tendo em sua base mais de 100 mil usuários em todos os estados – números que registram um aumento diário.

Mais do que um banco digital, o aplicativo Yoursbank oferece além do primeiro cartão de crédito pré-pago para crianças e adolescentes poderem efetuar compras em lojas físicas ou na internet tanto no Brasil, contribui também para o processo de liberdade e autonomia.

Todas essas soluções estão conectadas à uma plataforma de educação financeira, a qual disponibiliza uma série de conteúdos abordando os principais conceitos desse tema, o que inclui dicas de investimentos e informações sobre mercado de financeiro e bolsa de valores. A plataforma também oferece aos pais a oportunidade de acelerar o amadurecimento de seus filhos, criando neles responsabilidades de uma forma rápida e prática. A educação financeira é algo de extrema importância na vida dos mais jovens, em especial quando o Brasil detém a desconfortável marca de sete em cada 10 pessoas endividadas.

A Yoursbank surgiu em 2020, na cidade de Santa Rosa, na região noroeste do RS. A versão beta do aplicativo foi apresentada aos primeiros usuários em novembro, com a proposta de oferecer aos pais a possibilidade de disponibilizarem aos filhos um cartão pré-pago, onde por meio deste poderiam receber sua mesada e efetuarem compras.

A iniciativa fez tanto sucesso que pouco mais de dois meses após seu lançamento, no final de janeiro de 2021, a empresa já havia conseguindo duplicar o número de usuários da plataforma, em especial aqueles da faixa etária entre 12 e 15 anos. A startup seguiu registrando crescimento e, em março, foi uma das startups selecionadas pela VENTIUR para receber aceleração.

Aceleração da VENTIUR contribui para alavancar negócios

Tanto o CEO da StarGrid quanto o da Yoursbank, concordam que o processo de aceleração da VENTIUR contribui para que suas empresas possam alavancar seu crescimento no mercado. Durante o período de aceleração, os empreendedores têm uma agenda intensa de atividades, a qual inclui bootcamps, reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação com foco no desenvolvimento dos empreendedores e seu time. 

Além do aporte financeiro, as startups recebem da Aceleradora o chamado smartmoney, o qual permite a modelagem e ampliação do seu negócio. 

Quer saber mais sobre os programas de aceleração e investimentos em startups aceleradas pela VENTIUR? Então entre em contato com nossa equipe. A VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no polo tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo/RS.

Nosso processo de aceleração potencializa a atitude empreendedora, estimulando a capacidade de execução, experimentação e co-criação.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.