Startup automatiza rotinas fiscais das empresas

Share on linkedin
Share on facebook

Tributei está entre as novas selecionadas para receber aceleração da VENTIUR

Empreender não é uma tarefa fácil, ainda mais no Brasil, onde o sistema tributário é o mais complexo do mundo, conforme o ranking internacional Tax Complexity Project, que mede a complexidade tributária enfrentada pelas multinacionais em cada país. Dentro desse cenário, a Tributei, uma das novas startups selecionadas para receber aceleração da VENTIUR, desenvolve uma plataforma que automatiza as tarefas operacionais, diminuindo o tempo gasto com as rotinas fiscais. 

O CMO da empresa, Jefferson Pinto, explicou que a Tributei é uma ferramenta para o cálculo de impostos de forma automatizada, trazendo mais agilidade e dinamismo às rotinas diárias dos profissionais que atuam no setor contábil das organizações. Com o uso de inteligência artificial, o software monitora as mudanças da legislação tributária e calcula de maneira automática o imposto ICMS ST – modalidade de recolhimento do ICMS usada em vendas interestaduais para empresas do comércio. 

Ele ressalta que é comum as empresas pagarem ICMS-ST a mais por erros nos cálculos, sendo necessária a revisão dos dados tributários dos produtos antes da emissão da nota fiscal. Por sua vez, no caso das empresas que recebem as mercadorias, estas devem auditar o ICMS-ST calculado pelos fornecedores, para confirmar se estão pagando os valores corretos desse imposto.

Dessa maneira, de forma rápida e segura, a solução elimina aqueles processos manuais, como a consulta na atualização da legislação, análise do tratamento tributário para o produto e o cálculo dos tributos, aumentando a produtividade dos contadores em suas rotinas fiscais. “Automatizamos processos repetitivos e manuais, para que o contador tenha tempo para ser mais estratégico para seus clientes, permitindo que ele seja um profissional mais consultivo”, ressaltou o CMO.

 

Ferramenta substitui soluções manuais de cálculo dos impostos

O CEO da empresa, Waldir Souza Júnior, destaca que as soluções disponíveis no mercado atualmente para a realização destes tipos de cálculo são manuais, e consistem, basicamente, no uso de planilhas eletrônicas, as quais precisam ser alimentadas pelo profissional do setor contábil. “Existem também planilhas mais automatizadas que possuem a legislação inserida em seu banco de dados, porém elas não possuem suporte para possíveis alterações da legislação vigente”, enfatizou. 

No entanto, com o uso da Tributei, o cálculo é realizado a partir do upload do arquivo XML de uma nota fiscal para o sistema. Nesse processo a plataforma faz a leitura de todas as informações presentes na nota, executa a consulta das alíquotas corretas e em seguida realiza o cálculo, tudo de forma automatizada, prática e segura. 

Nesse formato, os cálculos podem ser realizados em lotes, com o sistema calculando até 50 notas de uma só vez e em menos de um minuto. “Conseguimos reduzir em até 97% o tempo gasto em média com estas atividades, o que pode significar 22 dias a menos do processo de cálculo do ICMS ST realizado pelo profissional contábil”, observou o CEO. 

A partir da emissão de relatórios fiscais completos de cada produto, a ferramenta permite ainda que seja identificada se a tributação está correta para a precificação de determinados produtos daquela organização.Fornecemos dados para a tomada de decisão estratégica do negócio, como é o caso dos parâmetros de precificação”, comentou. 

O cálculo correto dos tributos pode influenciar no desempenho de uma empresa, pois quando o movimento é assertivo, garante de forma exata quais impostos devem ser pagos. No entanto, a apuração equivocada dos impostos legais poderá acarretar em sanções administrativas e multas para o empreendedor junto à Receita Federal, além do recolhimento errado dos impostos.

 

Necessidade de otimizar processos deu origem à empresa

A Tributei surgiu no final de 2017 na cidade de Macapá, no Amapá. Naquela oportunidade, Waldir Júnior, o atual CEO, trabalhava como contador de uma empresa atacadista e percebeu que o processo de cálculo dos impostos devidos ocupava boa parte de seu tempo. Segundo ele, este movimento era realizado totalmente de forma manual, podendo levar até 20 dias para calcular o imposto das notas fiscais emitidas durante o período apurado. 

Dessa maneira, com o objetivo de eficientizar esse processo e reduzir o tempo, ele estruturou uma planilha eletrônica. Ele apresentou a solução ao seu colega de empresa na época – e atual CMO – Jefferson Pinto, que sugeriu que fosse feita a validação junto ao mercado. “Ao apresentarmos a solução a algumas empresas, percebemos que esta era uma dor latente entre os empreendedores e contadores”, lembrou o CMO. A partir daí os sócios deram início à construção de seu modelo de negócio 

Em seguida a startup participou de um edital do governo do Amapá para o fomento de novos negócios, momento em que recebeu seu primeiro aporte financeiro para desenvolver uma solução para Secretaria da Fazenda daquele estado. Nos dois anos seguintes, em 2018 e 2019, eles começaram a desenvolver o produto e participaram de programas de aceleração do SEBRAE-AP, e em 2020 foram destaque nacional ao ficar em 6º lugar entre 1,8 mil startups participantes do programa Conecta Startup Brasil da Softex/ABDI/MCTI/CNPq. 

Ainda em 2019, a empresa concretizou sua primeira venda, e passou a direcionar seus esforços para atração de novos clientes, em especial escritórios de contabilidade – até o momento o foco era apenas empresas do setor comercial. Já em 2021 a empresa participou do processo de seleção da VENTIUR em parceria com os seus veículos de investimento Hélice e Fundo20, e foi uma das escolhidas para fazer parte do portfólio de startups da Aceleradora. Lançado em 2019, o Fundo20 tem como objetivo impulsionar startups inovadoras em diversas áreas.

Atualmente a Tributei possui mais de 115 clientes (escritórios de contabilidade), em seis estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Amapá, estes, por sua vez, representam mais de 800 empresas cadastradas na plataforma. Além de Waldir Júnior e Jefferson Pinto, a equipe conta com o CTO Fábio Jr Moreira e o COO Wanderson Elias. Quer saber mais sobre a Tributei? Então acesse o site e fale com um dos especialistas, ou siga a empresa nas redes sociais pelo @ tributei 

 

Expansão do negócio está nos planos da empresa

Os aportes financeiros que a empresa irá receber durante o processo de aceleração da VENTIUR, já têm destino certo. Os recursos permitirão que a Tributei possa colocar em prática seus planos de expansão. “Queremos concluir nosso roadmap de produto, oferecendo ao cliente novas soluções dentro da plataforma. Com isso deveremos atingir um número maior de usuários”, revelou o CMO. 

Durante o processo de aceleração da VENTIUR, a empresa terá uma agenda intensa de atividades, a qual inclui uma série de bootcamps, reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação com foco no desenvolvimento dos empreendedores e seu time. Nestas oportunidades devem ser trabalhados temas, como liderança, marketing, vendas, direito e captação de recursos. 

A VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no polo tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo/RS – seu processo de aceleração potencializa a atitude empreendedora, estimulando a capacidade de execução, experimentação e co-criação. Se tiver interesse em obter mais informações sobre os programas de aceleração e investimento em startups da VENTIUR, pode entrar em contato pelo email contato@ventiur.net. Se quiser ficar por dentro das notícias relacionadas ao ecossistema siga a VENTIUR nas redes sociais pelo @ventiur

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados