Programa de aceleração corporativa voltado para o agronegócio encerra com evento para apresentar produtos disruptivos ao segmento

Por Priscilla Mella | Fotos: Kyoodai e Marketing da Taura

 

Ao longo dos últimos três meses cinco startups tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus produtos e serviços, voltando-os para o agronegócio. Na última quinta-feira, 03/03, às 16h, apresentaram à Taura, no auditório da incubadora do Tecnosinos – Unitec, seus resultados.

Demoday

 

O Open Taura, programa realizado pelo Núcleo de Inovação Taura em parceria a aceleradora Ventiur e o parque Tecnosinos, procurava ideias que fizessem a diferença nas áreas de energia renovável, tecnologia na divisão de pastagem e ferramentas para cercamento – o setor de ferramental para agronegócio, no Brasil, está estagnado há 60 anos. O Núcleo de Inovação Taura, junto com a aceleradora, selecionou cerca de 20 projetos dos quais somente cinco (Automatizare, Green Tec, Life Lab, Snitch e Weevee) chegaram ao evento final.

Das escolhidas para mostrar sua evolução e suas soluções de produtos inovadores para o segmento, aquelas que tiverem maior viabilidade, a Taura irá tornar-se parceira para desenvolver os produtos e colocar no mercado através do seu canal já estabelecido.

Demoday_Open_Taura_web

 

Como surgiu e o que é o programa Open Taura

Na busca para melhorar e facilitar as rotinas do homem do campo, a Taura iniciou o programa Open da Ventiur e criou o setor Núcleo de Inovação Taura.

O projeto, que agrega conceitos de Aceleração Corporativa e Corporate Venture, visa dinamizar a cultura da inovação organizacional por meio de conexão com startups em um processo de Inovação Aberta. Utilizando as práticas de Design Thinking, inicia com uma etapa e imersão, buscando entender as “dores” e oportunidades de inovação; passa pela prospecção, seleção e capacitação de projetos alinhados à estratégia de inovação corporativa e culmina na aceleração de startups com potencial de conexão com a corporação.

 

LEIA TAMBÉM…

SEGUNDA ETAPA DE OPEN TAURA INICIA COM TODO GÁS

TAURA INICIA PROGRAMA DE CORPORATE VENTURE

STARTUPS A KM POR HORA!

THYSSENKRUPP INVESTE EM CORPORATE VENTURE

 

Conheça as empresas e os produtos apresentados no evento:

Automatizare:

Empresa do ramo de automação com projeto relacionado a tecnologias de cercamento. A ideia inicial do projeto foi mantida ao longo do processo. O projeto sofreu adaptações somente na estratégia de venda pois, inicialmente a ideia era vender a solução como um implemento agrícola. Conforme as pesquisas de mercado foram realizadas percebeu-se que seria mais atrativo para os produtores a venda na forma de prestação de serviço, onde o implemento é levado até a propriedade executa a atividade e a precificação fica na forma de uma cobrança de um valor por metro de cerca concluída. O produto consiste basicamente em um implemento que quando acoplado em um trator executa o alinhamento e fixação dos arames nos moerões através de presilhas que são pregadas aos moerões automaticamente. O equipamento também estica o arame e tem seu principio de funcionamento baseado em atuadores pneumáticos.

Green Trailer:

Green trailer consiste em uma empresa que desenvolveu um reboque com um banco de baterias que são carregadas através de placas solares. O projeto deriva de um primeiro protótipo de moto elétrica que carrega suas baterias com painéis fotovoltaicos, vencedor do prêmio Roser do Tecnosinos. O projeto oferece uma solução completa, a empresa também dedica espaço do reboque para carregamento de ferramentas e durante o Open Taura realizou suas pesquisas de mercado e constatou que precisaria aumentar a gama de tamanhos dos reboques oferecidos, terminando por oferecer três diferentes modelos. O que diferencia os modelos é simplesmente o tamanho e capacidade de carga do reboque que, por consequência pode, em seu modelo menor, ser levado por uma moto.

 

Imagem2

 

Life Lab:

Life lab é uma empresa que já tem experiência com energias renováveis utilizando painéis solares. Continuando sua busca por novas soluções chegou a uma inovadora forma de geração de energia através de uma fonte alternativa promissora. Através da utilização de um motor Bedini adaptado o sistema é capaz de gerar energia através de um rotor que utiliza imãs e produz energia a custos estimados como mais baixos que os atuais. Durante o processo foi possível construir um protótipo funcional em escala menor, em termos de geração de energia. A hipótese de produção que ainda precisa ser validada é a troca do gerador existente no protótipo por um gerador com inércia menor para que o motor possa conferir maior rotação e por consequência, gerar amis energia barata. Esta etapa esta prevista para ser testada em alguns meses e o novo protótipo validado pela equipe técnica da Lifelab para que então o produto seja concluído e comercializado.

Snitch:

Snitch é uma empresa já consolidada no ramo de segurança residencial por sistema automatizado de câmeras. Ao ingressar no Open Taura o projeto era desenvolver alguma solução de cercamento virtual ligado à segurança. Com o decorrer do projeto foi possível perceber que uma tecnologia de cercamento via câmeras em uma fazenda inteira seria muito cara. Sabendo disso a empresa alterou seu projeto inicial e começou a realização da prototipagem de uma solução de segurança patrimonial para propriedades rurais. Esta solução é dimensionada para áreas menores (por exemplo, a região da sede da fazenda) que contem produtos ou materiais de alto valor agregado como, por exemplo, fazendas de gado de elite, cavalos de raça, orquidários, galpões e casas da fazenda.

Weevee:

A empresa Weevee traz para o projeto Open Taura um conceito de cercamento virtual, onde as fazendas não teriam mais que possuir cercas para alocar seus bois nos determinados piquetes ou áreas de pastagem. Como o projeto é ambicioso e o desenvolvimento de alguma solução, tanto no panorama técnico quanto mercadológico contem muitas variáveis, o foco da empresa durante o Open Taura foi de estabelecer pesquisas de mercado mais solidas para antes de tudo ter uma ideia que fundamente o conceito de cercamento virtual que a empresa está planejando de uma maneira viável.

 

Confira mais fotos do evento!

 

IMG_6118 IMG_6121 IMG_6145 IMG_6148 IMG_6151 IMG_6166 IMG_6189 IMG_6198IMG_7276 IMG_7293 IMG_7296

Av. Unisinos, 950 Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
CEP 93022-000
São Leopoldo/RS

contato@ventiur.net