Por Priscilla Mella | Imagens: Priscilla Mella

Muitos aspectos influenciam em um momento decisivo. Quando o assunto é conseguir um aporte financeiro, por exemplo, alguns itens são fundamentais aos olhos dos investidores. Monetização, modelo de negócio, inovação e equipe são alguns dos tópicos que servem norte para decisão final dentro da aceleradora Ventiur.

Mas tão importante quanto ter essesquatro pilares definidos é apresentá-los de forma concisa, direta e bem elaborada. Você pode até não dar a ênfase a sua apresentação de pitch, mas se a fizer seguindo os 4Cs a seguir sua apresentação será lembrada por muito tempo.

ppt e empresa

 

1C# Carinho nos slides (tempo)

Focar no desenvolvimento do seu empreendimento é fundamental, mas é lembrar que se você fizer milhares de coisas bacanas e não conseguir colocar de forma compreensível em seu apresentação final é desmotivador. Para não correr esse risco a dica é iniciar o raciocínio em lâminas em branco, sem pensar no design, mas acompanhando o processo em paralelo.

Nunca deixe para iniciar todo o processo de apresentação dois dias antes – grife essa parte de marca texto amarelo se precisar. Apresentar algo que encante, que faça você ser lembrado, demanda tempo e carinho. Apresentar é uma arte, não um dom. Você treina e vira craque. Mas lembre-se, com todas as atividades para serem pensadas na apresentação e com tempo cronometrado, ter um mau planejamento pode afetar seu desempenho e seu negócio.

 

2C# Cuidado (texto curto/direcionado)

Como já foi dito, você pode ter um plano ótimo em andamento e estar desenvolvendo seu negócio de forma exímia, se sua construção de ideias não forma concisa e tiver uma lógica fluente na hora de apresentá-las para possíveis investidores de nada adianta. Por isso você tem que lembrar sempre que o foco de sua apresentação tem que ser VOCÊ.

A dica é pensar em três aspectos:

  • O slide só pode ocupar três segundos da atenção do espectador.
  • Para tal, prepare os “textos” em um post-it. O que não cabe num post-it, não deve ir para o slide;
  • Cuide a gramática, revise o conteúdo e mantenha a pessoa gramatical (1º pessoa singular ou 3º pessoa do plural, por exemplo). Erros de português podem dizer muito sobre você.

 


LEIA TAMBÉM ESSES ASSUNTOS RELACIONADOS:

COMO FAZER UM PITCH MATADOR!

QUAIS SÃO OS CUIDADOS JURÍDICOS PARA INICIAR SUA STARTUP?

EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

DESIGN THINKING E AS VANTAGENS DE USAR DA METODOLOGIA

SAIBA COMO ENTENDER MAIS SOBRE BIG DATA

ENTENDA MAIS SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO


 

3C# Capricho no design (pensar a lógica)

Já foi o tempo que as pessoas não compravam o livro pela capa. Reforçando que o conteúdo é sempre o mais importante, mas a boa apresentação dele faz com que queiram adquirir/consumir seu produto ou serviço. Por isso capriche no design, não coloque 20 imagens em uma lâmina, troque a fonte padrão de abertura – demonstra que você teve cuidado e mantenha uma similaridade de condução, pense que como a música os slides devem passar de uma nota (lâmina) para a outra com graça e harmonia – e não como se um furacão tivesse passado por lá.

ppt e empresa

 

4C# Cartão de visitas (não esqueça os contatos)

Você deve estar se perguntando: Mas é claro que eu vou deixar meus contatos, levar meu cartão de visitas, quem iria a uma reunião sem levar o seu contato?Para que lembrar disso? Bem, quantas vezes você já teve colegas acadêmicos que esqueceram de colocar o nome nas provas? Então o questionamento continua pertinente. Porém o tópico em si não se refere estritamente aos cartões de visita, mas aos contatos disponíveis na apresentação. É imprescindível que o site, o e-mail de contato e os telefones disponíveis sejam claros, com tamanhos razoáveis para que o último espectador, lá do final do auditório, também consiga anotá-los. Tentando sempre manter uma lógica de priorizar, em tamanho de fonte e disposição de elementos, qual dos contatos disponíveis ele deve tentar primeiro.

 

Tendo esses 4Cs bem definidos você pode se dedicar ao desenvolvimento contínuo da sua empresa e existem programas específicos para isso, como o Warmup. O programa traz um série de workshops que ajudam a desenvolver o modelo de negócio, a fazer testes de hipóteses e na monetização da sua empresa. Além disso, tem um dia dedicado somente ao pitch, com instruções de oratória, de design de apresentação e de condução do pitch. Inclusive, um novo processo de warmup será iniciado em breve, para ficar sabendo de tudo basta acompanhar as redes da Ventiur e cadastrar seu e-mail (no final da home do site) para receber todas as novidades sobre as próximas atividades.

 

Av. Unisinos, 950 Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
CEP 93022-000
São Leopoldo/RS

contato@ventiur.net