A startup oferece praticidade e transparência à revisão automotiva

Revisões automotivas com agilidade e transparência – esse é o objetivo da Prema Car, www.premacar.com.br, startup que alia tecnologia e praticidade para oferecer aos proprietários de veículos um novo formato de economizar, contando com um serviço de qualidade e manter em dia as manutenções preventivas e preditivas, com base nas recomendações do manual do proprietário. A solução oferece ao cliente uma economia que pode chegar a 40% em relação aos valores praticados pelas concessionárias.

 

Prema na Gramado Summit

A startup Premacar foi a vencedora do Desafio Sebrae Like a Boss, promovido pelo Sebrae RS e que aconteceu durante a programação do Gramado Summit 2021. A empresa se destacou entre outras 23 startups, que apresentaram seus modelos de negócios e agora representará o Rio Grande do Sul na etapa nacional. Foram realizadas três etapas do desafio, uma em cada dia, com apresentações de pitches. “Esse prêmio endossa o que a gente já acredita, que estamos focados em resolver o problema de credibilidade do ramo automotivo. Estamos criando uma solução para um problema real e isso é muito bacana. Somos muito gratos por tudo”, destaca Peterson Kolling, CEO e fundador da Prema.

 

Como funciona a solução da Prema?

Peterson explica que na prática a solução funciona da seguinte maneira: o proprietário entra no site da empresa e solicita uma cotação gratuita. Ele deve informar os dados do veículo, o que inclui placa e quilometragem, além de seus dados cadastrais, como e-mail e telefone. A partir daí a equipe da Prema Car realiza um levantamento, com base no manual do veículo fornecido pela montadora, e elabora um orçamento indicando quais serviços e reposição de peças são recomendados para serem executados durante a manutenção, conforme a quilometragem do carro. Posteriormente, uma mensagem via WhatsApp será enviada ao proprietário, indicando quando seu orçamento estará disponível para consulta, o que acontece no prazo máximo de um dia útil. 

O CEO destaca que ao receber a cotação, o cliente já pode contratar o serviço diretamente no site, de forma rápida e segura, e também agendar o serviço no horário que o cliente quiser. Segundo Kolling, também nesse primeiro orçamento são disponibilizadas informações completas sobre os valores das futuras revisões, tudo de forma online. Após agendada a revisão, o cliente pode escolher se ele quer levar seu carro ao auto center conveniado ou se quer que o carro seja buscado na casa dele. Se o cliente optar pelo “Leva-e-Traz” deve informar o local onde o veículo deve ser buscado, que a equipe da Prema Car se encarrega de garantir a retirada e a posterior entrega depois da conclusão do serviço. 

Outro diferencial indicado por Kolling é o fato de que todo o serviço realizado no veículo do cliente nas instalações do auto center parceiro, o que inclui substituição de peças e troca de fluídos, é filmado e disponibilizado posteriormente ao cliente. “Oferecemos uma nova experiência ao usuário, com base na transparência, evitando que ele contrate serviços que não são necessários para seu veículo”, enfatiza. O cliente ainda recebe um relatório completo da manutenção, contendo gráficos que permitem a ele acompanhar a saúde dos itens de segurança de seu veículo. 

“Depois de fazer as revisões de segurança com a Prema Car, o cliente irá receber um certificado online que irá agregar ao valor de seu carro no momento da revenda”, justifica. Conforme o CEO, esses dados poderão ser compartilhados, inclusive, com o novo proprietário do veículo, gerando confiabilidade e procedência à transação comercial. 

 

Empresa projeta expansão para 2021

Os aportes financeiros que a empresa irá receber durante o processo de aceleração da VENTIUR, já têm destino certo. Os recursos permitirão que a Prema Car consiga implementar seu plano de expansão para este ano. “Para 2021 queremos tracionar o negócio, investindo em pessoas e fortalecendo os nossos times de marketing e vendas”, revelou Kolling. 

Além disso, a empresa também quer expandir sua área de atuação, que hoje, em função da rede de prestadores de serviço, está concentrada principalmente na região de Porto Alegre. “Estamos analisando novos mercados não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, pontuou. Para isso, a empresa quer ampliar sua rede de oficinas parceiras, assim como já faz com a Escola do Mecânico – instituição de Campinas/SP, que trabalha na formação técnica de profissionais para o mercado de reposição automotiva. “A intenção é que a Prema Car venda a revisão do veículo e um profissional capacitado por esta instituição desempenhe o serviço, argumenta o CEO. 

Kolling revela que o objetivo é se tornar referência para o segmento automotivo no País, oferecendo, inclusive, treinamento para a redes de parceiros. “Queremos gerar credibilidade e transparência em um ramo que tradicionalmente gera insegurança aos proprietários de veículo”, observou. Atualmente a equipe da Prema Car é formada por 15 pessoas. Sua sede física permanece em Porto Alegre, mas a empresa está vinculada ao Feevale Techpark, em Campo Bom/RS. 

 

Família de tradição no ramo automotivo

A empresa surgiu em 2019, em Porto Alegre/RS. Cerca de um ano antes, Kolling, assumiu uma das antigas unidades de negócio da família, que tem tradição no segmento automotivo desde a década de 1950. Ele lembra que nos anos 1950 o avô abriu uma oficina de mecânica, que com o passar dos anos se transformou em uma importante rede de venda de pneus, com filiais em várias regiões. A década era 1980 e a empresa de sua família se destacou por 25 anos como sendo a maior revenda de pneus de uma fabricante americana no Brasil.

Com o fechamento do negócio em 2015, o CEO conta que não tinha intenção de continuar atuando no mesmo modelo de negócios que o da sua família, onde as margens com venda de pneus estavam sendo cada vez menores. Ele queria algo novo. “Pensei em inovar, deixar de lado a atividade da família e atender necessidade do cliente. Por isso a ideia de criar um negócio com foco verdadeiramente no consumidor”, destaca. Dessa maneira Kolling passou a desenvolver uma solução que pudesse garantir que o serviço de manutenção automotiva fosse mais transparente. 

Ele lembra que no primeiro ano, a empresa participou de um programa de incubação no TECNOPUC. Nessa época, o CEO, que é da área de administração de empresas, se juntou aos outros três sócios e passou a buscar os recursos necessários para desenvolver a solução. Ainda em 2019, a startup participou de dois programas para novos negócios do Sebrae e no ano passado, já com o negócio em andamento, do programa IA² MCTI – Inovação Aberta e Inteligência Artificial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com a Softex. “Através do programa MCTIC estamos desenvolvendo uma IA, inteligência artificial, para criar uma rastreabilidade da manutenção e histórico dos veículos”, finalizou o CEO. Para saber mais sobre a Prema acesse o site ou nas redes sociais pelo @premacar no Instagram e @premacarr no Facebook.

 

Seleção no programa do MCTI

A empresa está entre as startups selecionadas pelo programa do MCTI para receberem aceleração da VENTIUR. A iniciativa do MCTI tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções em inteligência artificial em quatro áreas prioritárias: agronegócios, saúde, indústria e cidades inteligentes. A empresa é uma das startups do ciclo de aceleração da turma 11 da VENTIUR que teve início em dezembro último.

Durante esse período, a Prema Car terá o acompanhamento da aceleradora e de seus mentores, e também do gestor de aceleração da VENTIUR por um período de sete meses até julho próximo, quando acontece o Demoday. Uma agenda intensa de atividades está prevista, a qual inclui bootcamps, reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação com foco no desenvolvimento dos empreendedores e seus times.