Plataforma facilita contratação de mão de obra extra para hotéis

Share on linkedin
Share on facebook

Solução criada pela b2b Hotel aproxima trabalhadores autônomos e empresas do setor.

Facilitar o processo de contratação de mão de obra operacional para hotéis e estabelecimentos do segmento de foodservice no País – esse é o objetivo da B2B Hotel, startup do setor hoteleiro que receberá aporte financeiro e aceleração da VENTIUR a partir do segundo semestre. 

O fundador e CEO da empresa, Higino Mandaji, comentou que a B2B Hotel, opera por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, o qual realiza toda a gestão, controle e organização do processo de contratação de mão de obra extra e pontual para o segmento de hotelaria e alimentação. Revelou que gestores de hotéis e restaurantes que necessitem de profissionais excedentes em períodos específicos, o que inclui garçons, auxiliares de cozinha e camareiras, podem resolver tudo de maneira simples e funcional, pelo telefone celular mesmo. Ao acessar o aplicativo, o usuário realiza seu cadastro, o qual é validado pela equipe da B2B hotel, e em seguida já fica disponível para utilização. 

Em seguida, o gestor informa quando precisará de um prestador para determinado tipo de atividade. A partir daí a plataforma irá buscar o perfil desejado para desempenhar aquele tipo de tarefa. E em pouco tempo, a empresa recebe a agenda do profissional que poderá atender àquela demanda. “Todo o processo acontece diretamente pelo app, desde o cadastro até o pagamento dos prestadores, sem a necessidade de contato pessoal. Através do aplicativo, qualquer pessoa autorizada no hotel poderá chamar prestadores de serviço 24h por dia”, ressaltou. 

 

Plataforma atua na intermediação entre autônomos e empresas

 

O aplicativo realiza a intermediação desses profissionais autônomos com o mercado hoteleiro, tudo de maneira prática e rápida. Dentro desse contexto, conforme o CEO, a plataforma atua com dois perfis de público: trabalhador autônomo e empresário. No caso do primeiro, o prestador tem liberdade de escolher os horários, bem como realizar o controle online de sua agenda e dos pagamentos, além de ter acesso a treinamentos para sua qualificação profissional. 

Por sua vez, para o empreendedor, a contratação via plataforma garante o agendamento de um profissional qualificado conforme a sua necessidade naquele período, sem burocracia e com total segurança jurídica. Com o objetivo de reduzir o risco de passivo trabalhista em caso de contratações ocasionais, a b2b Hotel é acompanhada por uma assessoria jurídica permanente e o controle de riscos, incluindo um seguro para urgências médicas e odontológicas em caso de necessidade.

Com relação ao futuro do segmento de serviços no Brasil, em especial o de turismo (severamente impactado pela pandemia de Covid 19), Mandaji encara com otimismo o restante do ano e acredita na recuperação. Ele avalia que com a retomada das viagens corporativas e a liberação dos eventos presenciais, a hotelaria deverá voltar à tão esperada normalidade do período pré pandemia. 

Um exemplo disso é a rede hoteleira da serra gaúcha, em especial nas cidades de Gramado e Canela. O Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, projeta para os próximos meses a recuperação dos prejuízos causadas pela crise sanitária. Entre os principais motivos para o entusiasmo está a alta temporada causada pelo frio e as mudanças no modelo de distanciamento social implementado pelo governo gaúcho no começo de maio.

O setor do turismo foi um dos mais afetados pelas medidas restritivas de circulação de pessoas e distanciamento social impostas pela pandemia. Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que 50 mil estabelecimentos turísticos tiveram de fechar as portas entre março e agosto de 2020 – são hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de viagens e serviços de transportes, cultura e lazer. Esse número representa o encerramento das atividades para 16,7% do segmento no País.

 

Empresa quer ampliar sua presença na região sul do País 

 

Mandaji ressaltou que com o mercado de turismo em processo de aquecimento novamente, o que inclui novas contratações efetivas, a B2B Hotel passou a atuar também na facilitação do processo seletivo de novos colaboradores do setor. Esse processo inclui a definição do perfil da vaga e a escolha do candidato para determinados estabelecimentos. 

Explicou que a partir da necessidade do cliente, a plataforma, inicialmente, busca o candidato em sua base de dados, mas quando não encontra, divulga a vaga em seus canais de comunicação e também para sua rede de parceiros. “Procuramos o profissional que seja aderente àquela vaga que está sendo oferecida”, pontuou. 

O CEO revelou que os recursos financeiros que a empresa irá receber durante o processo de aceleração permitirão que a startup consiga implementar seu plano de expansão este ano, o que inclui a consolidação da plataforma. “Atualmente estamos presentes em 40 estabelecimentos do setor de serviços, a maioria, hotéis, em cinco cidades brasileiras, mas queremos expandir par outras regiões”, destacou. Além de Curitiba, a startup já atua em Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Bauru e Ribeirão Preto, estas duas últimas no estado de São Paulo.

A intenção agora é atender empreendimentos em outras cidades com grande apelo turístico, o que inclui Gramado, Canela, Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), e ainda o litoral de Santa Catarina. Além do aporte financeiro, durante o período de aceleração da VENTIUR, a B2Botel terá uma agenda intensa de atividades, a qual inclui bootcamps, agendas de acompanhamento e eventos de capacitação com foco no desenvolvimento dos empreendedores e de seu time.

 

E como surgiu a B2B Hotel?

 

A empresa surgiu na cidade de Curitiba (PR) em janeiro do ano passado. Na oportunidade, Mandaji, juntamente com a sócia, Cris Vicentini, ele utilizou sua experiência de mais de 25 anos no setor hoteleiro, para criar uma ferramenta voltada ao atendimento desse segmento. Vicentini também é oriunda do setor hoteleiro, e assim como Mandaji, atuou em estabelecimentos de grandes redes hoteleiras em diversas regiões do País. 

Para criarem a empresa, eles observaram uma demanda desse mercado que é a contratação de mão de obra extra, que muitas vezes era um processo complexo, especialmente para as empresas. “Ao criarmos a plataforma, pensamos em facilitar a gestão dos hotéis, principalmente quando se trata da contratação extra de prestadores de serviço”, comentou o CEO. 

Ele destaca que os hotéis sempre precisam contratar trabalhadores autônomos em função da sazonalidade, pois estes estabelecimentos possuem picos de ocupação em períodos diferentes, em especial nas regiões turísticas. Dessa maneira, a B2B Hotel criou um fluxo de trabalho de mão de obra operacional, atendendo conforme as necessidades das empresas e disponibilidade dos trabalhadores. No entanto, em função da pandemia de Covid 19, que obrigou muitas empresas do segmento de turismo a demitir seus funcionários, a B2B Hotel passou também a atuar no processo de realocação de trabalhadores do setor. “Com a pandemia não tem sido verificada essa sazonalidade, mas após o grande volume de demissões, principalmente em 2020, as empresas que precisaram recontratar esses trabalhadores e estão utilizando nossa solução para apoiá-las”, pontuou Mandaji. 

Ficou interessado em conhecer mais sobre a solução da B2B Hotel? Quer saber mais sobre as funcionalidades da plataforma ou se tornar um parceiro? Então acesse o site, baixe o aplicativo ou siga a empresa nas redes sociais pelo @b2bhotel.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados