logo-ventiur

Menu

Mentor de Negócios: Essencial para o desenvolvimento de uma startup

O início de uma startup é sempre uma fase de muita energia, motivação e aventura. Empreendedores, arriscam-se em um ambiente de grande incerteza tentando validar premissas, desenvolver um produto que gere engajamento e levantar investimento para financiar sua operação. Nesse primeiro momento é o que costumamos dizer de “o papel aceita tudo”. O pitch é montado, planilhas também, um mvp é desenvolvido e tudo parece fazer sentido para os empreendedores.

Pois bem, aí vem o mundo real. A maioria das startups esbarram na primeira fase: Os primeiros clientes não engajam com a ferramenta, os investidores dizem que não é o timing adequado para investimento e as premissas começam a não ser mais tão claras.

Porém há quem supere essa fase, mas esbarra na próxima que vem a seguir: Dificuldade em estruturar marketing e vendas, contratar as pessoas certas, estruturar uma gestão que funcione, suporte, alinhar os investimentos e plano de crescimento, se diferenciar da concorrência…

E nessa hora que costuma entrar a figura de um mentor de negócios.

A figura de um mentor é essencial para sua jornada empreendedora. Não só pelo apoio moral de ter com quem confidencializar problemas, mas por ter alguém que ajude a expandir a sua mente e leve a descobertas para as perguntas fundamentais que impedem o avanço da sua startup.

Segundo Marcelo Colonno, mentores de negócios trabalham com quatro grandes pilares para apoiar empreendedores:

Motivação e propósito
Missão e Valores
Problema e Dor
Necessidade de Mercado

O compromisso do mentor de negócios sempre será com o aprendizado, e não com respostas prontas. Se você busca por soluções imediatas, o melhor caminho sempre será buscar um consultor.

Porém, se você quiser receber mentoria e ir mais a fundo para expandir seu conhecimento e ter novas percepções pode buscar o apoio de um mentor.

Segundo Eduardo Nogueira, Presidente da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN, você pode procurar um mentor através dos seguintes caminhos:

Mentores de Negócios – São as pessoas associadas à Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN. São pessoas qualificadas acima, além de consultores e coachs que buscam aprimoramento e metodologia específica para atuar nos ecossistemas de negócio e social, além do ambiente empresarial como um todo.

Inovativa Brasil – O maior programa de aceleração gratuita do Brasil.

Empreendedores ativos – Aqueles que estão em processo de desenvolvimento de seus próprios negócios, em alguns programas de incubação ou de aceleração.

Empreendedores seriais – São pessoas que estão no movimento empreendedor empenhando 100% da sua criatividade para resolver problemas e inovar.

Executivos – São profissionais de mercado, geralmente de grandes empresas e multinacionais cujos conhecimentos específicos são extremamente úteis para empreendedores que buscam solução de problemas e inovação nas área que eles dominam.

Head de Incubadoras e Aceleradoras – São os executivos envolvidos diretamente com programas de aceleração e incubação. São altamente experientes em modelagem de negócios.

Investidores e Anjos – São as pessoas que buscam oportunidades de colaboração direta em empreendimentos com elevado potencial de escala.

Empresários – São pessoas que alcançam o sucesso em seus empreendimentos e negócios, adquirindo grande experiência em mercado, política e conjuntura e que se voltam ao ecossistema para aconselhar, transferir know-how e, eventualmente, investir.

Você provavelmente encontrará esses perfis em eventos de startups e do ecossistema empreendedor. Muitos deles são convidados para participarem de bancas, palestras e talk shows.

É importante lembrar que mentores são pessoas experientes e que são ocupadas, então esteja sempre com o seu pitch bem alinhado e seja específico desde o início:
Quem é você
Qual é a sua startup
Onde você precisa de ajuda
Porque é o mentor certo para ajudar

Busque mentores alinhados ao seu propósito, com experiência nas áreas onde você precisa de apoio e aproveite toda a bagagem que eles terão a acrescentar.

Boa sorte!

George Gallas,
Gestor de Aceleração
VENTIUR Aceleradora

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.