Por Luiz Garrido
No blog da Ventiur, quando tratamos dos Cuidados Jurídicos Iniciais para sua startup, expomos algumas das dificuldades jurídicas que o cenário brasileiro nos impõe. O livro indicado neste mês, “DIREITO DAS STARTUPS”, trata-se da primeira bibliografia no Brasil sobre o tema, foi escrito em conjunto entre dez advogados brasileiros especializados no tema e encontra-se disponível nas principais livrarias online do Brasil.
O foco do livro do mês, ao contrário do que possa parecer em uma primeira impressão, é para a capacitação de empreendedores que estão se familiarizando ou já possuem atuação com startups. Isto porque os autores preocuparam-se em redigir a obra em uma linguagem menos jurídica e mais voltada para aos startupers.
A abordagem inicial do livro contextualiza o leitor sobre a tríade inovação, startups e direito e prossegue em evoluindo como se seguindo a linha do tempo da empresa. Desta forma, o leitor entenderá como formalizar um importante contrato entre os sócios fundadores antes que optem por constituir a empresa, como o mecanismo de vesting pode ser utilizado pela startup para reter e premiar colaboradores e sócios. Além disso, o leitor poderá aprender a proteger as informações da empresa, mediante documento que estabelece a confidencialidade e proibição de competição entre ex-sócios e ex-colaboradores.
LEIA TAMBÉM ESSES ASSUNTOS RELACIONADOS:
QUAIS SÃO OS CUIDADOS JURÍDICOS PARA INICIAR SUA STARTUP?
5 PASSOS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL FOCADO EM PERFORMANCE
APRESENTAR BEM SUA EMPRESA FAZ TODA DIFERENÇA
LISTA OFICIAL DAS SELECIONADAS PELA PRIMEIRA TRIAGEM DIVULGADA
SAIBA COMO ENTENDER MAIS SOBRE BIG DATA
ENTENDA MAIS SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
Este livro será muito útil, também, nos momentos em que a startup estiver na busca por investimento, pois esclarece o funcionamento e a importância da governança corporativa nas startups, de forma a trazer maior valor para a empresa na hora da venda de seu equity. Ao fim da obra, os autores dissecam, de forma clara e procedimental, os contratos de investimento com as acelerados e os investidores anjo, possibilitando que o investidor conheça e compreenda termos jurídicos habitualmente utilizados nestas negociações.
Dito tudo isso, pode-se dizer que o livro “DIREITO DAS STARTUPS” cumpre o papel de catequizar os empreendedores sobre a importância da atenção aos temas jurídicos que impactam a empresa, bem como os capacita a entender os documentos que certamente aparecerão em suas caixas de e-mail para assinatura.
Lembre-se: o cuidado jurídico poderá ser um diferencial competitivo em relação aos concorrentes desatentos que gastam tempo e dinheiro desnecessários corrigindo problemas que poderiam ser evitados.
Gostou da indicação de livro do mês? Sugira novos conteúdos, mande um e-mail para [email protected].
Sócio do Garrido&Tozzi Advogados. L.L.M. (Legum Magister) em Direito Corporativo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Presidente da Federação das Associações de Jovens Empresários do Rio Grande do Sul – FAJERS. Conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE. Diretor Jurídico da Associação Gaúcha de Startups – AGS. Membro da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.