Em meados dos anos 90 se falava em gestão de grupos através da liderança para construir uma equipe, hoje falamos de profissionais focados, auto gestores e com objetivos alinhados aos de uma organização. A comunicação clara e o direcionamento do time que a recebe, ajuda e constrói uma organização. Neste momento de home office equipes redistribuídas cada um em sua casa, trabalhando remotamente, atendendo a demanda e as necessidade dos seus clientes e parceiros, fica uma pergunta: como ser produtivo? Como gerar resultado se eu não estou vendo a minha equipe trabalhar? Será que essas dúvidas cabem no momento em que estamos vivendo?

Talvez para alguns modelos de negócio não,  mas acredito que para outros é o temor de muitos empresários. Então eu tenho um segredo para te contar, existem maneiras de engajar a sua equipe quando nós olhamos para os processos e compreendemos que eles são feitos por pessoas e valorizando isso deixamos esses processos mais humanizados, o retorno dos recursos humanos é imediato.

Algumas empresas têm um grupo de trabalho e esse pode não ser produtivo, pois cada indivíduo executa uma tarefa e tem um objetivo para atingir que não necessariamente é o mesmo que os demais integrantes desse grupo.

Outras empresas gostam de valorizar o trabalho em equipe onde cada um tem a sua função, o seu papel, a sua especialidade e trabalham juntos mas não necessariamente tem um objetivo em comum.

Para que você tenha resultados atingidos, engajamento das pessoas que trabalham contigo e valorização do seu capital humano, você precisa desenvolver na sua empresa a mentalidade de trabalho, isso mesmo time, quando falamos em time logo lembramos do esporte, e essa é realmente a analogia que eu quero que você faça. No time de futebol, por exemplo, nós temos os jogadores cada um na sua posição, com a sua habilidade, mas todos com o mesmo objetivo, ganhar o jogo e quando nós conseguimos ter na nossa empresa um time onde cada indivíduo possui a sua capacidade técnica, a sua competência comportamental, possui um objetivo alinhado com o da empresa e constrói junto com os demais, o objetivo comum que é gerar resultado acontece.

Este modelo de trabalho cabe muito bem num ecossistema inovador como as Startups, onde elas nascem com esse perfil de trabalho em time, construção coletiva do negócio compartilhando conhecimentos e resultados.

Conheça e potencialize os diferenciais de cada membro do seu time, mantenha a comunicação clara e objetiva, os convide a construir junto cada projeto, traga para todos os medos e as dúvidas, time que constrói junto, vence junto!

 

Como se constrói um time? Contratando pessoas com propósito bem definido, alinhando expectativas e interesses, criando um ambiente para desenvolvimento pessoal e de construção da solução através de brainstorm.

 

Três qualidades essenciais para times vitoriosos:

1. Confiança e respeito

Esses dois são os princípios definidores de qualquer ótimo relacionamento, construa uma cultura de confiança e respeito ouvindo um ao outro, valorizando as opiniões, pois são contribuições para se chegar ao resultado. 

2. Diversidade

Diversidade gera sucesso, de que adianta se todos pensarem iguais? Cada um possui seu talento e times com pessoas e capacidades complementares tendem a ser vencedores. 

3. Comunicação

A comunicação é o fator mais importante na criação de uma atmosfera e cultura positiva de trabalho. Comunicação é mais do que simplesmente conversar com alguém, é ter certeza de que o outro está compreendendo a informação enviada. Dentro das organizações é fundamental que todas as partes sintam que estão sendo ouvidas e contribuindo com o resultado.

Contrate, desenvolva times vencedores, mas jamais esqueça que uma equipe perfeita só é perfeita por causa dos laços que os unem e não apenas das qualidades de cada indivíduo.

Criss Pelegrin