Bootcamp realizado na sexta-feira, dia 20/03, orientou empreendedores, investidores e a comunidade sobre boas práticas de estratégia o cenário atual. 

A VENTIUR realizou um bootcamp para seus empreendedores acelerados, investidores e a comunidade falando sobre estratégias emergentes. O bootcamp foi realizado em parceria com Tiago Grandi, country manager da Strategy Tools no Brasil. A Strategy Tools é uma aliança global de estrategistas, que atua na área de consultoria empresarial.

“Estratégia é a disciplina da vitória”. É importante criarmos metas e garantir esforço para atingir o êxito conscientemente.

Após essa introdução, Tiago contribuiu trazendo conceitos sobre estratégia e também apresentando cenários que esse período tente a trazer. Alguns exemplos seguem abaixo:

  1. Necessidade de avaliação do fôlego financeiro das startups e empresas. É importante que os fundadores aprendam mais sobre finanças e peçam ajuda! Também é importante avaliar novos modelos de negócios e testar novas fontes de receita.
  2. O acesso ao capital: Se o risco é maior, o retorno pode ser maior a longo prazo. Apesar de a tendência ser de cautela para a maioria dos fundos, alguns podem se tornar mais agressivos conseguindo boas negociações.
  3. Em relação a cadeia de suprimentos, distribuição e logística, existe a possibilidade de restrição de produtos básicos. Também envolve novas negociações entre fornecedores e clientes.
  4.  O comportamentos também mudam com funcionários e clientes. O trabalho home office é uma das questões que tendem a ficar mesmo depois da recuperação, assim como boas práticas de cooperação.

Durante o bootcamp foi desenvolvida uma atividade para avaliar possibilidades de cenários e ações para os empreendedores, assim como a disponibilidade de dois cursos gratuitos sobre estratégia elaborados pela Strategy Tools. A atividade e os links para os cursos podem ser acessados pelo link: https://docsend.com/view/brm2ait

A Strategy Tools disponibilizou gratuitamente o curso Startup Survival in Crisis. O curso pode ser acessado através do link: https://academy.strategytools.io/courses/startup-survival-in-crisis

A live do bootcamp pode ser vista ainda no vídeo: https://www.facebook.com/Ventiur.net/videos/144728140206815/

A VENTIUR agradece ao Tiago pelo trabalho realizado e as mais de 100 pessoas que participaram ativamente do bootcamp.

#GoHard