Plataforma VENTIUR vai engajar e fortalecer a comunidade de startups, investidores e empresas inovadoras

A inovação faz parte do DNA da VENTIUR, que se consolidou como uma das principais aceleradoras do país por meio da experimentação e inovação incremental de seus processos e modelo de negócios.

Apesar da pandemia, 2020 tem sido o melhor ano em termos de desempenho da Aceleradora e das startups por ela apoiadas. Para continuar crescendo e escalar suas operações, a VENTIUR tem ampliado a automatização e digitalização de seus processos, aprimorando o relacionamento e o engajamento de sua rede de investidores, startups e parceiros.

A Plataforma VENTIUR surge nesse contexto, e permitirá um posicionamento muito mais escalável para a operação da aceleradora. O foco da plataforma será na gestão do portfólio de startups investidas, captação de novos investidores atendendo as regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e fortalecimento do relacionamento entre investidores, empreendedores e clientes corporativos. No futuro próximo, quando autorizada pela CVM, e com o apoio do Edital Tecnova, incorporará a gestão de títulos e valores mobiliários com a oferta e intermediação de negociações secundárias entre a rede de investidores.  Para isso, utilizará a tecnologia de blockchain para garantir a segurança das transações, tokenização dos ativos (smart contracts), dashboards para monitoramento de indicadores da evolução das startups  e mecanismos de gamificação para maior engajamento.

Com o projeto aprovado, a VENTIUR não apenas mantém, mas fortalecerá seu posicionamento como aceleradora de startups. Os processos de seleção e aceleração de startups, pelos quais já passaram centenas de startups, serão aprimorados com as funcionalidades na nova plataforma. A captação de investidores, que atualmente é feita apenas por meio de indicações na rede de relacionamentos, será ampliada com o registro da plataforma na CVM.

Além disso, a plataforma permitirá à VENTIUR atender a demanda crescente por parte de empresas tradicionais de todos os portes que buscam a aceleradora para se aproximar e investir em startups. A plataforma deve oferecer uma modalidade de CVaaS (Corporate Venture as a Service), facilitando a conexão e o investimento por empresas que querem aumentar sua capacidade inovativa e de adaptação aos novos contextos de negócios em uma modalidade de inovação aberta, com custos competitivos.

Seguindo as boas práticas de inovação e o mindset lean, a plataforma será desenvolvida a partir de uma abordagem interativa com os usuários. Investidores e empresas interessadas em colaborar com o desenvolvimento serão muito bem-vindas. O projeto conta com o apoio do IColab – Instituto Colaborativo de Blockchain, que chancela e contribuirá com o desenvolvimento da plataforma.

O resultado final do Edital Tecnova da FAPERGS/FINEP pode ser conferido aqui: https://fapergs-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/202010/09114333-resultado-final-etapa-3-apresentacao-oral.pdf