Aceleradora de Startups: conheça a importância para negócios inovadores

Share on linkedin
Share on facebook

Antes mesmo de saber a importância de uma Aceleradora de startups, você deve estar se perguntando: o que é uma startup?

Ser o dono do seu próprio negócio – esse é o sonho de seis em cada 10 brasileiros. Seja pela necessidade de aumentar a renda familiar ou até mesmo pela falta de vagas de emprego no mercado (fenômeno acentuado pela pandemia da covid 19), pesquisa realizada pelo Instituto Endeavor apontou que 61% da população do País, sonha em abrir sua própria empresa, deixando para trás o trabalho de carteira assinada.

Um dos segmentos que mais têm atraído empreendedores é o de startups – empresas que desenvolvem soluções inovadoras para diversos segmentos da sociedade. Dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) indicam que entre 2015 e 2019, o número de organizações desse segmento no Brasil pulou de 4.151 para 12.727, um aumento de 207%. Muitos destes negócios, em especial os da área de tecnologia, surgiram com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas a produtos e serviços, e ganharam ainda mais força durante estes tempos de pandemia.

No entanto, o sonho pode ser tornar um verdadeiro pesadelo caso o empreendedor não tenha um bom planejamento e, no caso das startups, o suporte de uma Aceleradora de Negócios – organizações dedicadas a impulsionarem o crescimento de novos negócios. As Aceleradoras de startups integram o ecossistema de inovação, que agregam em seu entorno empreendedores, investidores, pesquisadores, empresários, mentores de negócio e fundos de investimento.

De acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, organizado pelo Sebrae, quase metade das micro e pequenas empresas brasileiras morre antes de completar dois anos. Esses dados demonstram que empreender não é fácil e que definitivamente não é para todo mundo.

E qual é o papel da Aceleradora de startups?

As aceleradoras oferecem diferentes níveis de serviço, sendo que algumas destas têm focos de atuação e condições de investimento específicos. O suporte qualificado de uma Aceleradora poderá fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma startup, a qual busca um modelo de negócio repetível e escalável.

Além do investimento, os empreendedores recebem da Aceleradora mentoria com foco em resultados práticos, que é o chamado smartmoney. Esta iniciativa permite a modelagem e ampliação do negócio, como veremos ainda neste artigo. Com foco em resultados práticos, as Aceleradoras dispõem de uma equipe de mentores qualificados, os quais transmitem conhecimento valiosos nas mais diferentes áreas de mercado.

Além disso, o suporte da Aceleradora permite que os empreendedores possam ter acesso a networking qualificado, proporcionando a interação com outras startups e investidores – o que poderá gerar novas oportunidades de negócio. Dentro desse contexto, listamos abaixo três dos principais diferenciais que as Aceleradoras possuem e que poderão influenciar no desempenho de uma startup.

Mentorias

As Aceleradoras possuem grupos de mentores especializados em diversas áreas do conhecimento, o que inclui Finanças, Negócios, Direitos, Legislação, Tecnologia, Recursos Humanos, Gestão, dentre outros. Cabe a estes profissionais, a partir do compartilhamento de suas experiências, orientar os empreendedores e indicar as melhores alternativas e oportunidades de crescimento para as suas empresas. Essas mentorias tem como foco o desenvolvimento dos empreendedores e de seus times, sempre com a utilização de metodologias práticas e eficazes.

Workshops e bootcamps

Durante o período de aceleração, as startups participam de diversas atividades para transferência de conhecimento, o que inclui palestras, workshops, bootcamps e exercícios práticos. Nesses momentos são abordadas diversas temáticas como liderança, aspectos jurídicos, customer success, governança para startups, contabilidade, vendas, marketing digital, gestão, finanças, recursos humanos, canais de aquisição de clientes, desenvolvimento de produto, captação de recursos, dentre outros relevantes para o crescimento dos novos negócios.

Oportunidade de investimentos

Aceleradoras também podem investir em uma startup, sendo que nesse modelo a organização recebe uma parte daquela empresa na qual está realizando o aporte financeiro. Essa pode ser uma alternativa ser vantajosa para os empreendedores que necessitam obter investimento rápido para suas necessidades mais urgentes. Apesar das tantas incertezas que rondam o mercado financeiro brasileiro, os investimentos em startups devem se manter em alta para 2022.

Processo de aceleração de startups contribui para alavancagem dos negócios

O processo de aceleração de novos negócios contribui para que as empresas possam alavancar seu crescimento no mercado. Em alguns casos, é durante essa etapa que os empreendedores aprimoram seu produto, e consolidam seu modelo de negócio, sempre com o apoio da Aceleradora e de seus mentores.

Essa etapa serve ainda para testar os modelos de negócios apresentados a partir da análise da equipe de mentores. Durante o processo de aceleração, as startups recebem o acompanhamento dos mentores, e também do gestor de aceleração, agregando conhecimento e experiência de mercado. As novas empresas serão preparadas durante alguns meses, período que pode variar conforme a metodologia de cada Aceleradora, até o chamado Demoday – evento que marca o encerramento do ciclo de aceleração.

Este momento também é uma oportunidade para que os empreendedores possam apresentar os resultados do trabalho desenvolvido e também proporciona a troca de experiências e networking. Além da explanação dos cases, o Demoday é um momento para que as statups compartilhem os aprendizados e os desafios vividos durante o ciclo de aceleração. Ao final dessa etapa, as empresas serão apresentadas para novas rodadas de investimento, o que pode significar ainda outras oportunidades de inserção no mercado.

VENTIUR – Aceleradora de startups: negócios inovadores desde 2013

Criada em 2013, a VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no polo tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo/RS. Nascemos para apoiar empreendedores diferenciados e com brilho nos olhos, auxiliando-os a transformar seus sonhos em negócios de crescimento exponencial. Nosso processo de aceleração potencializa a atitude empreendedora, estimulando a capacidade de execução, experimentação e co-criação.

A VENTIUR já investiu em mais de 70 negócios inovadores, avaliados em mais de R$ 300 milhões. Além dos negócios que receberam aporte, outros três mil foram avaliados pela equipe da Aceleradora. Esse número segue crescendo, pois a VENTIUR iniciou em setembro seu novo ciclo de aceleração, o ‘#GoHard’. O programa conta com 17 startups, em parceria com os seus veículos de investimento Hélice e Fundo20.

Se você também tem um negócio inovador e gostaria de impulsioná-lo, nós da VENTIUR podemos te ajudar. Para mais informações sobre nossos programas de aceleração e investimento em startups, entre em contato com nossa equipe.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.