Quais os benefícios para as startups a aproximação com grandes empresas?

Por: Carolina Elma Cassel

  Destacou-se no artigo Como criar o espírito de startup em sua corporação?, que muitas grandes empresas já foram precursoras, startups quando esse conceito ainda nem existia. Entretanto, ao longo da caminhada, com o crescimento da corporação, a inovação acaba perdendo espaço para outras preocupações.

  Criar o espírito de startup ou aproximar-se de empresas nascentes é a escolha dessas organizações para recuperar sua essência e disseminar a cultura da inovação. Mas quais os benefícios para as startups a aproximação com grandes empresas? Existem inúmeros, elencados a seguir aqueles que fazem mais sentido no início da criação de uma ideia!

Conhecer as reais dores dos clientes

  Você atende ou pretende atender corporações? Ou clientes dessas empresas? Realmente sabe o que eles necessitam? E de que maneira necessitam? Inverter a lógica de mercado ainda utilizada atualmente pode gerar vantagem competitiva às startups! Em vez de entregar uma solução já pronta ao consumidor, sem saber o que ele realmente sente, busca-se compreender junto com o usuário quais suas dores e necessidades. Então, identifica-se como solucioná-las e posteriormente desenvolve-se os produtos ou serviços, adequados ao seu cliente final. Uma simples inversão de processos pode resultar em um diferencial perante o mercado, já que você será surpreendido por ideias que não teria caso trabalhasse isolado em seu escritório!

Troca de experiências

  Enquanto a startup oferece a empresa o espírito jovem e inovador, as organizações podem apresentar a sua caminhada, elas também já foram pequenas e conhecem os atalhos e armadilhas da trajetória para se chegar ao topo. Contar com a mentoria de diretores, que são experts no assunto, além do suporte de outras áreas da empresa, pode acelerar o processo de inserção no mercado e crescimento. Você será incentivado a pensar sempre além – pensar grande!

Criar um case

  A aproximação de um player com destaque pode servir para apresentar sua ideia ao mercado. Você aceita indicações de amigos? Certamente as empresas também! Dispor de um portfólio com clientes que sejam grandes empresas dá credibilidade a startup, sem contar que o empreendimento já estará sendo visto pelos stakeholders da corporação.

Tenha acesso à investimento

  Caso a startup se aproxime de uma grande empresa, tendo essa sinergia com o seu negócio ou que ela vá solucionar as dores da mesma, há a possibilidade de conseguir investimento com a própria empresa. Em países em que ainda é complexo conseguir investimento para empresas nascentes, como no Brasil, essa pode ser uma boa estratégia! Esse assunto será abordado aqui no blog mais adiante.

  A aproximação pode agregar valor para o negócio de ambas as partes, basta cada um compartilhar o que tem de melhor e selecionar aquilo que lhe serve e será colocado em prática! Tem interesse no assunto? Entre em contato e/ou fique ligado nas novidades divulgadas pela Ventiur, que realiza programas de aceleração corporativa, aproximando startups e grandes empresas!

LEIA TAMBÉM…

O AMOR É SIMPLES PASSA A COMPOR PORTFÓLIO DA VENTIUR

PELA CRIAÇÃO DE UM FUTURO CUSTOMIZÁVEL E DE NOVAS TECNOLOGIAS

CICLANO É A NOVA STARTUP INVESTIDA PELO GRUPO ALPHA ONE DA VENTIUR

COLABORAÇÃO QUE GERA INOVAÇÃO

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.