Como funciona o Processo de Seleção para Startups e 5 dicas para o seu negócio se destacar

Startups passam por inúmeros desafios em todos os estágios desde sua concepção e, segundo estatísticas, 90% delas não conseguem sobreviver. Um dos motivos é a falta de recursos para que os resultados sejam impulsionados e, assim, participar de processos de seleção é fundamental para aumentar as chances do negócio ganhar tração.

O processo de seleção para startups é realizado por aceleradoras, um modelo inovador  que surgiu para ajudar os empreendedores a desenvolverem e consolidarem suas empresas. Assim, para atingir alto potencial, elas auxiliam esses profissionais por meio de investimento, mentoria e capacitação.

Existe uma barreira inicial chamada “breakeven point”, que se trata de uma métrica importante para entender quando uma empresa dará lucro. Nesse sentido, para quebrar essa barreira, ter acesso aos recursos necessários e empreender uma jornada de sucesso, pode ser fundamental  a busca do auxílio de uma aceleradora.

Para entender como evitar a estagnação, eliminar gargalos e garantir o crescimento exponencial do seu negócio, leia este conteúdo sobre como funciona um processo de seleção para startups.

Como funciona o processo de seleção para startups?

Todo empreendedor tem o objetivo de avançar e tornar sua marca amplamente reconhecida, porém, um empecilho sofrido é a dificuldade na atração dos recursos. Por esse motivo, é importante conhecer modelos de processo de seleção para startups e saber como se destacar entre as empresas inscritas.

As etapas do processo de seleção que trouxemos são as utilizadas no processo da VENTIUR. Em geral, consiste nos 5 passos que você vai acompanhar::

  1. Formulário online
  2. Entrevista remota com o time da aceleradora
  3. Warmup / Fast Track
  4. Pitchday
  5. Negociação e contrato

1. Formulário online

Para participar de um programa de aceleração, o primeiro passo é fazer a inscrição da startup através do formulário online. É nesta etapa que você fornece as informações sobre a empresa para que a aceleradora avalie se ela está apta para seguir os próximos passos.

O formulário de inscrição da VENTIUR é denso e prioriza empreendedores que estão realmente engajados em receber apoio em seus negócios. Por isso, a VENTIUR – assim como as aceleradoras em geral – costumam trabalhar com um limite de startups que serão selecionadas para as próximas etapas.

Leia também: Conheça o processo de aceleração da VENTIUR.

2. Entrevista remota com o time da aceleradora

Se a startup foi chamada para a entrevista remota, significa que ela despertou a atenção da aceleradora e demonstrou uma ideia valiosa de inovação – além de certas habilidades de entrega do produto. Aquelas que não foram chamadas recebem um retorno com feedback.

Na entrevista remota, a aceleradora vai buscar entender com mais clareza como funciona a startup, esclarecer dúvidas e conhecer as pessoas por trás do projeto. Aliás, o foco principal desta etapa é estabelecer esse contato pessoal com os empreendedores e equipe.

A entrevista tem duração de cerca de 30-45 minutos e, após esta etapa do processo de seleção para startups, o número de empresas participantes tende a cair consideravelmente;

3. Warmup / Fast Track

O Warmup é uma etapa do processo de seleção para startups que visa estabelecer uma conexão mais profunda entre os empreendedores e a aceleradora. A partir da proposta de desafios e dinâmicas com a equipe da aceleradora – bem como com os mentores e investidores –, é possível capacitar, avaliar e validar hipóteses.

A fase dura de 30-45 dias, é considerada um momento de pré-aceleração e as startups com melhor desempenho são selecionadas para o Pitchday.

Agora, vamos considerar as startups cujas hipóteses já foram validadas e seus processos definidos. Na VENTIUR, elas passam pelo Fast Track, que dura cerca de 15-20 dias, etapa alternativa que consiste em reuniões para conhecer o negócio em detalhes, determinando se a startup está apta para seguir avançando no processo.

Obs.: Depois de passar pela entrevista, a VENTIUR fica responsável por avaliar e sinalizar ao empreendedor se ele irá seguir no Warmup ou Fast Track.

4. Pitchday

O Pitchday é o evento em que o empreendedor deve encantar o grupo de investidores com o projeto e mostrar que está apto para receber o investimento. Durante a apresentação do pitch no processo de seleção para startups da VENTIUR, os investidores têm acesso a um relatório com as validações feitas no Warmup.

A etapa do Pitchday é decisiva e pode ser um divisor de águas na história da startup que deseja ser acelerada.

5. Negociação e contrato

A etapa de negociação consiste no fechamento dos termos da negociação, isto é, a alocação de investimento, ajuste de equity e termos finais. Já o contrato estabelece o estudo de Due Diligence e assinatura do Acordo de Investimento.

Após este passo final do processo de seleção para startups – negociação e contrato –, a empresa está oficialmente apta a participar do processo de aceleração.

Como se destacar no processo de seleção de uma aceleradora de startups? 5 dicas para ter sucesso

Agora que você já conhece as 5 etapas comuns do processo de seleção para startups em aceleradoras, chegou a hora de saber como ter sucesso no processo. Diferentemente do que alguns empreendedores talvez possam imaginar, cada uma das etapas é extremamente relevante para demonstrar o valor do negócio.

E tudo já começa no ato da inscrição! Veja:

1. Fazer uma inscrição que impressiona

A inscrição serve para que a aceleradora entenda os empreendedores, a equipe e sua visão de negócio. O modelo de negócio em si não é o mais importante – ou pelo menos não por enquanto, porque a aceleradora poderá ajudar nesse ajuste posteriormente.

Além de qualificação, a aceleradora busca equipes que tenham visão de futuro, conhecimento do mercado em que estão inseridas e, claro, poder de execução. As dicas a seguir vão te ajudar a fazer uma boa e impressionante inscrição:

  • Conte sobre a equipe, experiências e background: Conte o que cada um faz e o que vocês já realizaram na startup;
  • Seja direto, mas não perca informações: Você sabe tudo sobre o seu negócio, mas precisa ser claro ao explicá-lo para a aceleradora. Seja preciso, mas tome o cuidado de não esquecer ou eliminar as informações relevantes;
  • Mostre como você pensa o seu negócio: Quando for mostrar a forma como você entende e pensa o seu negócio, apresente dados relacionados ao seu raciocínio a respeito deles.

2. Descrever o que a empresa faz

Seja na inscrição ou no pitch, o empreendedor precisa ser capaz de dar uma boa visão sobre o produto da empresa. Para se destacar aqui, é preciso esquecer os diferenciais da startup um pouco e focar mais em como o produto funciona e fazer a aceleradora e investidores enxergarem essa execução prática com clareza.

3. Explicar os problemas que ela resolve

Você precisa ser capaz de demonstrar um panorama do mercado, seus problemas e como a solução atende a essa dor. Qualquer solução surge de um problema ou demanda do mercado, portanto, torne ela clara diante dos olhos da aceleradora.

4. Demonstrar o mercado

Empreendedores precisam demonstrar para a aceleradora o quanto eles pesquisaram e buscaram sobre o potencial de mercado. Afinal de contas, um mercado não pode apenas “parecer grande”, mas precisa possuir oportunidades reais e concretas para o negócio.

Por falar nisso, 34% das startups não sobrevivem devido a um ajuste inadequado do produto ao mercado, de acordo com estatísticas. E, como não poderia deixar de ser, o ajuste ao mercado é um ponto que causa desclassificações no processo de seleção para startups em aceleradoras.

Muitos se perdem ao mensurar o mercado de forma muito ampla, sem trazer os dados nichados e mais relevantes. Por exemplo, se uma startup atua no mercado “agro”, mas trabalha na cadeia produtiva de carne, não faz sentido falar apenas do mercado de agronegócio sem trazer o recorte da cadeia produtiva de carnes.

5. Demonstrar os diferenciais

Em vez de demonstrar os diferenciais, alguns empreendedores se enrolam e perdem tempo reforçando demais as funcionalidades de seus produtos ou serviços.

Por exemplo, os diferenciais dizem respeito ao que e como funciona a solução de uma startup, deixando subentendido seu potencial para correr na frente da concorrência. Aqui talvez seja mais relevante explorar o porquê, enfatizando conquistas e aprendizados do negócio numa demonstração prática da plataforma, enquanto conectam isso aos valores da solução e impactos na sociedade ou nicho de mercado.

Por que contar com a VENTIUR para chegar ao topo?

A VENTIUR investe em startups que estão nos momentos de descoberta e validação. Nesse sentido, auxiliamos empreendedores na aceleração e na pós-aceleração e os tornamos mais preparados para atingir o modo de Eficiência (Tração) e Escala, auxiliando em novas captações de investimento Seed ou Serie A.

Veja os benefícios de contar com a VENTIUR em sua jornada:

  • Networking com founders e investidores de todo o nosso portfólio;
  • Acesso irrestrito ao Conselho Consultivo criado para as startups;
  • Benefícios para contratação de softwares e serviços;
  • Trilha de conteúdos e bootcamps concebidos para sua qualificação;
  • Conexão direta com ampla rede de negócios e inovação.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre como atuamos em nossos programas de aceleração.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.