O que leva uma startup a receber investimentos? Nós respondemos!

Os fatores que podem levar uma startup a receber investimentos – ou não – são muitos e podem estar ligados a diferentes parâmetros. Sabemos que inovar é uma atividade de risco, como descreve o professor de Harvard, Tom Eisenmann, em seu livro Why Startups Fail. Segundo o acadêmico, nove entre dez startups encerram suas atividades. No entanto esse risco é compartilhado também pelos investidores a medida que estes aportam seus recursos nesses novos negócios.

Por isso, se você tem uma startup, queremos lhe ajudar nesse processo, dando-lhe dicas para que você possa deixar seu negócio mais atrativo para receber aportes financeiros.

Impulsionado pela transformação digital, acompanhamos nos últimos anos o crescimento de startups. Essas empresas entregam soluções inovadoras para diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de facilitar o nosso cotidiano. Em apenas quatro anos (2015 a 2019), o número de startups no Brasil saltou de 4,151 para 12.727 – aumento de 207% de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). E mesmo que outros segmentos da economia brasileira estejam ainda encontrando dificuldades, essa expansão deve continuar pelos próximos anos. 

“O setor de startups fica à parte da bolsa de valores e do risco fiscal e político, porque há um excesso de capital no mundo para se investir em tecnologia, principalmente nos Estados Unidos, onde o mercado de startups está saturado. Ainda não vemos este excesso no Brasil, o que atrai este capital”, destacou o CEO da Sling Hub que mapeia dados de startups na América Latina, João Ventura.

Não é regra, mas na maioria dos casos para que se tornem mais atrativas para os investidores, as startups precisam ter uma algumas questões estruturadas, como seu Produto Mínimo Viável (MVP) e seus diferenciais competitivos de mercado. Questões como essas são levadas em contas durante as rodadas de investimento como veremos ainda nesse texto. 

E como posso receber investimentos em minha startup?

Uma das grandes dificuldades vivenciadas pelos empreendedores é justamente na hora de atrair recursos para sua startup. Muitos não sabem como se preparar para este momento ou sequer onde buscar referências para receber investimentos – falaremos um pouco mais abaixo sobre esse tema relacionados a captação de recursos, em específico.

Dentro desse contexto, o diretor de operações da VENTIUR, Guilherme Kudiess, destacou alguns pontos que contribuem para que uma empresa receba ou não o tão esperado aporte financeiro para deslanchar seu negócio. No caso da VENTIUR, em especial, ele comentou que a Aceleradora antes de qualquer coisa olha para o empreendedor e a forma como ele conduz o seu negócio. Fatores como dedicação e resiliência (desde o momento em que preenche o formulário de inscrição) estão entre os que mais são considerados pela equipe da Aceleradora durante o processo de seleção de novas empresas para seu portfólio.

Guilherme Kudiess explica alguns detalhes sobre como receber investimentos
Guilherme Kudiess.

Conforme Kudiess outro ponto relevante analisado pela equipe da VENTIUR se refere à equipe de uma startup. “Gostamos de empresas que tenham no mínimo dois sócios ou mais, e que pelo menos um deles tenha dedicação fulltime para o negócio”, observou o diretor.  O estágio em se que encontra a empresa, com o seu MVP já consolidado, também é outro importante, assim como seu potencial de crescimento. Sobre este último item, em especial, Kudiess destacou que a VENTIUR também procura startups que tem potencial de alta escalabilidade de seu produto, entregando soluções reais para o seu mercado de atuação. 

Ainda sobre o mercado, a preferência é por empreendimentos que atuem em segmentos que não estejam saturados, pois permite que a empresa tenha uma maior inserção de seu produto/serviço. Diferenciais como estes são potencializados pela aceleração da VENTIUR, os quais permitem ainda a modelagem e ampliação do negócio. O vídeo completo com estas e outras orientações do nosso diretor Guilherme Kudiess para as startups que querem ser aceleradas pela VENTIUR você encontra clicando aqui

Empreendedores não sabem como atrair recursos

Como já falamos em outro texto aqui no blog, muitos empreendedores não sabem como atrair as atenções para receber investimentos em sua startup. Estudo do Sebrae em parceria com a Finep apontou que 58% das startups desconhecem quais são as formas de captação de recursos: investidor-anjo, capital semente, venture capital, investimento coletivo (crowdfunding), subvenções e editais de fomento.

O mais preocupante apontada por essa mesma pesquisa é que 55% desses empreendimentos necessitavam de crédito durante a crise sanitária e econômica desencadeada pela pandemia de Covid 19 para o desenvolvimento de produto, serviço ou processo novo, e acabaram não sabendo como captar tais recursos. Fatores como estes, aliado a falta de planejamento, podem contribuir para o fechamento dessas empresas.

Estudo ‘Sobrevivência das Empresas no Brasil’, organizado pelo Sebrae, aponta que quase metade das micro e pequenas empresas brasileiras morre antes de completar dois anos. Inclusive uma parceria inovadora entre a VENTIUR e o Sebrae-SP está auxiliando startups paulistas a atraírem recursos financeiros para os seus empreendimentos por meio de Venture Capital (VC). 

O chamado programa Delta Capital deve capacitar de forma gratuita, por um período de dois anos, ao menos mil empresas para receber investimentos dos principais fundos de investimento brasileiros. Nesse cenário, investidores iniciais são estratégicos para a consolidação de seu negócio, pois eles serão sua base de apoio. Abaixo vamos te passar algumas dicas e também falar sobre os tipos de investimento que sua startup poderá ter acesso.

Dicas rápidas para te ajudar a captar investimentos

Sabemos que apenas uma boa ideia (sozinha) não é o suficiente para captar recursos para o seu empreendimento. Por isso a escolha correta dos parceiros é tão importante para que sua empresa alcance o crescimento. Dentro desse contexto, existem tipos diferentes de aportes destinados a startups: Investidores-anjo, Venture Capitals (VCs), Private Equity, Corporate Venture Capital (CVC) e Crowdfunding (investimento coletivo). 

Além do que já falamos acima, queremos lhe passar mais quatro dicas rápidas para que você possa deixar sua empresa mais atrativa para receber aportes financeiros:

  1. Tenha um bom plano de negócio;
  2. Conheça seu mercado de atuação;
  3. Conte sua história inspiradora;
  4. Prepare um pitch ‘matador’;

Existem ainda outras formas de captar recursos para sua startup, como é o caso dos programas de fomento à inovação disponíveis atualmente. Essas iniciativas de financiamento de negócios estão sob responsabilidade dos órgãos governamentais, como é o caso da Finep e do  Sebrae

Quer impulsionar seu negócio? Nós podemos te ajudar!

Se você também tem um negócio inovador e gostaria de impulsioná-lo, nós da VENTIUR podemos te ajudar. Apoiamos empreendedores diferenciados e com brilho os olhos desde 2013. Para mais informações sobre nossos programas de aceleração e investimento em startups, entre em contato com nossa equipe.

Oferecemos diferentes níveis de serviço, sendo que alguns destes têm focos de atuação e condições de investimento específicos. O suporte qualificado da VENTIUR poderá fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma startup. Além do investimento financeiro, os empreendedores recebem da Aceleradora mentoria com foco em resultados práticos, que é o chamado smartmoney. Atualmente a Aceleradora está atuando com quatro veículos de investimento: GIPs (Grupos de Investidores) parceiros do Instituto Hélice, AgTech, Fundo20 e Biopark.

Nestes mais de nove anos de atuação já investimos em mais de 70 negócios inovadores, somando aportes na casa dos R$ 25 milhões. Ainda contabilizamos um total de quatro exits – expressão que se refere ao ponto de saída de uma startup Para ficar atualizado sobre as notícias e tendências sobre empreendedorismo e inovação, siga a Ventiur nas redes sociais.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.