Recebemos com surpresa e indignação a denúncia do Guto Ferreira (ex-presidente da ABDI) a respeito de uma alegada irregularidade em prestação de contas da ABStartups (Associação Brasileira de Startups).
Embora não tenhamos qualquer envolvimento formal com a ABStartups, entendemos que, para a manutenção da credibilidade do ecossistema empreendedor, é fundamental que sejam apurados os fatos e, uma vez comprovadas as irregularidades, punidos exemplarmente os responsáveis.
Essa fraude, se confirmada, é muito grave e nos envergonha como cidadãos brasileiros, que lutam por um Brasil sem corrupção e no qual os recursos públicos sejam utilizados de forma correta. A nota emitida pela nova diretoria da ABStartups parece demonstrar o compromisso de que os fatos serão apurados, e é importante que isso seja feito celeremente e com total transparência. Neste sentido, o grupo de aceleradoras da ANPROTEC, que nos representa institucionalmente, está acompanhando de perto e empenhando os esforços necessários para que isso seja feito.
Por outro lado, não podemos concordar com a crítica generalizada ao ecossistema, que não compactua com as atitudes relatadas. Reiteramos nossa confiança nos empreendedores e demais atores que trabalham com garra, atitude, ética e muito comprometimento para transformar ideias em negócios que cresçam em meio a tantas adversidades.
Continuamos acreditando que são os empreendedores que transformarão o mundo em um lugar melhor para vivermos, e compartilhamos desse propósito!
Sandro Cortezia
Fundador e CEO da VENTIUR Aceleradora