O termo é frequente, mas você sabe por que precisa entendê-lo?
Usado com diversas significações, inovação é um termo que abrange territórios e domina, atualmente, o mundo dos negócios. Mas para entender o emprego e importância que ele trás, é necessário expandir e situar seus usos.
LEIA TAMBÉM ESTES ASSUNTOS RELACIONADOS:
5 DICAS PARA TIRAR SUA IDEIA DO PAPEL
4 FILMES NACIONAIS PARA INSPIRAR SEU LADO EMPREENDEDOR
O marketing abusa da palavra com o sentido trazido por dicionários, fazendo referência à mudança, alteração, novidade. Pode até ser condizente com as normas, mas a inovação que tanto citam é muito maior que uma nova propaganda ou produto. Quando ligada novidade, melhoria e fazer diferente é possível apontar vários conceitos aplicáveis que focam soluções.
Para o economista austríaco Joseph Schumpeter inovação é tudo que diferencia e cria valor a um negócio. Seu conterrâneo Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, acredita que inovação está voltada ao ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza. Em uma lógica matemática, uma ideia somada à implementação e ao resultado teria como resultado a inovação.
Pensar inovação como meio estratégico é a linha de raciocínio empreendedora. Gary Hamel, que nos últimos 20 anos escreveu inúmeros artigos para a Harvard Business Review, traz uma simplificação do que o termo significa para o business world. Em que inovação é “um processo estratégico de reinvenção contínua do próprio negócio e de criação de novos conceitos de negócios”.
Inovar é uma zona de incertezas, seu projeto pode despontar e liderar mercado como pode não validar. Entre a certeza da estagnação e a possibilidade de ser referência em sua área, inovação é o norte mais propício para seu sucesso.