Como pensa um investidor?

 

Por Priscilla Mella.

   Muitos empreendedores procuram a aceleradora Ventiur para receber investimento. Do inúmeros contatos mensais recebidos, após passarem pelo processo de triagem feita pela equipe, são raras as startups que se constata estarem maduras o suficiente para receber um aporte financeiro.

  Entenda: não quer dizer que seu negócio merece mais ou menos que outra startup, ou que sua empresa é melhor ou pior. O que significa é: muitas vezes você acredita que está com a ideia mais inovadora do mundo e com o modelo de negócio que vai fazer você faturar um milhão em um ano – acontece que nem sempre é assim. Para isso, a Ventiur conversou com alguns se seus investidores e disponibiliza, para você, o que realmente eles vislumbram como ideal na hora de investir em uma empresa. 

comopensauminvestidor

 

   Se você abriu sua mente e leu tudo o que estava escrito sem replicar sozinho, enfatizando que seu negócio é sim o melhor do mundo e que você vai sim se tornar milionário em curto prazo, sinta-se parabenizado, pois você já tem muito do que define um PERFIL EMPREENDEDOR (veja como tirar sua ideia do papel)! Veja alguns dos tópicos os investidores tendem a ser mais críticos na hora da análise.

 

#1. EQUIPE COMPLEMENTAR

   Ter uma equipe enxuta, mas que se complemente, é bastante observado. É necessário que tenha, entre os sócios-fundadores, pessoas que pensem de diferentes formas e com focos em sentidos necessário à empresa. Ter uma startup – que tem como base ser tecnológica – e não ter um fundador técnico (tech founder) baixa as chances de ser investido, por exemplo.

 

#2. IDENTIFICAÇÃO DO VALOR DA SOLUÇÃO PARA O MERCADO

   É necessário que a startup mostre que tem conhecimento aprofundado do mercado que pretende atuar e que, ao conhecer bem esse segmento, tenha uma proposta de valor definida e que agregue para tal.

 

LEIA TAMBÉM ESTES ASSUNTOS RELACIONADOS:

COMO APRESENTAR BEM SUA EMPRESA?

FAÇA UM PITCH MATADOR

SAIBA COMO O DESIGN THINKING PODE AUXILIAR SUA EMPRESA

DIREITO PARA STARTUPS

5 OPORTUNIDADE DESTAQUE PARA STARTUPS ESTE ANO

COMO INVESTIR COM SUCESSO EM STARTUPS?

 

#3. SEJA UM BOM OUVINTE

   Parece bobo, mas é muito importante. Quando uma empresa é fundada nasce com ela um vínculo, alguns empreendedores estão tão envolvidos com seu negócio que não aceitam interferencias. É quase possível dizer que "é um filho", no qual é colocado no colo e não se deixa ninguém colocar defeitos. Críticas são fundamentais para seu crescimento! Lembre-se: às vezes uma "sacodida" pode fazer toda a diferença.

 

#4 CONHEÇA SUA CONCORRÊNCIA

   Ao apresentar um pitch é necessário que você fale de seus concorrentes, para mostrar (como foi dito no tópico 2) seu conhecimento de mercado e apontar seus diferenciais. Em outras palavras, deve-se apontar aos investidores quem são seus principais concorrentes, a proporção que eles têm no mercado e mostrar porque as pessoas vão usar/comprar o seu produto/serviço e não o deles. É comum ver empresas que não verificam com atenção seu mercado de atuação e pode ser um grave erro. Investidores estão sempre conectados com o ecossistema, tem protifólio e sabem o que o mercado apresenta, por isso vá fundo em seu mercado e mostre que veio para ficar!

 

Gostou das dicas? Agora que você sabe como os investidores pensam, deixe nos comentários outras dúvidas sobre o mundo das startups e do investimento, que vamos produzir conteúdos especialmente para você!

 

Comentários

comentários

busca




tags




mais lidas

12 de fevereiro de 2016

Startup Devorando é vendida para líder do segmento


3 de novembro de 2015

Se for para fazer um PITCH que seja MATADOR!


17 de novembro de 2015

CRIE Warmup está com as inscrições abertas!


3 de março de 2016

Startups à KM por hora!


19 de junho de 2015

Filmes Nacionais que vão inspirar seu lado empreendedor