Como pensa um investidor?

 

Por Priscilla Mella.

Muitos empreendedores procuram a aceleradora Ventiur para receber investimento. Do inúmeros contatos mensais recebidos, após passarem pelo processo de triagem feita pela equipe, são raras as startups que se constata estarem maduras o suficiente para receber um aporte financeiro.

Entenda: não quer dizer que seu negócio merece mais ou menos que outra startup, ou que sua empresa é melhor ou pior. O que significa é: muitas vezes você acredita que está com a ideia mais inovadora do mundo e com o modelo de negócio que vai fazer você faturar um milhão em um ano – acontece que nem sempre é assim. Para isso, a Ventiur conversou com alguns se seus investidores e disponibiliza, para você, o que realmente eles vislumbram como ideal na hora de investir em uma empresa.

comopensauminvestidor

 

Se você abriu sua mente e leu tudo o que estava escrito sem replicar sozinho, enfatizando que seu negócio é sim o melhor do mundo e que você vai sim se tornar milionário em curto prazo, sinta-se parabenizado, pois você já tem muito do que define um PERFIL EMPREENDEDOR (veja como tirar sua ideia do papel)! Veja alguns dos tópicos os investidores tendem a ser mais críticos na hora da análise.

 

#1. EQUIPE COMPLEMENTAR

Ter uma equipe enxuta, mas que se complemente, é bastante observado. É necessário que tenha, entre os sócios-fundadores, pessoas que pensem de diferentes formas e com focos em sentidos necessário à empresa. Ter uma startup – que tem como base ser tecnológica – e não ter um fundador técnico (tech founder) baixa as chances de ser investido, por exemplo.

 

#2. IDENTIFICAÇÃO DO VALOR DA SOLUÇÃO PARA O MERCADO

É necessário que a startup mostre que tem conhecimento aprofundado do mercado que pretende atuar e que, ao conhecer bem esse segmento, tenha uma proposta de valor definida e que agregue para tal.

 

LEIA TAMBÉM ESTES ASSUNTOS RELACIONADOS:

COMO APRESENTAR BEM SUA EMPRESA?

FAÇA UM PITCH MATADOR

SAIBA COMO O DESIGN THINKING PODE AUXILIAR SUA EMPRESA

DIREITO PARA STARTUPS

5 OPORTUNIDADE DESTAQUE PARA STARTUPS ESTE ANO

COMO INVESTIR COM SUCESSO EM STARTUPS?

 

#3. SEJA UM BOM OUVINTE

Parece bobo, mas é muito importante. Quando uma empresa é fundada nasce com ela um vínculo, alguns empreendedores estão tão envolvidos com seu negócio que não aceitam interferencias. É quase possível dizer que “é um filho”, no qual é colocado no colo e não se deixa ninguém colocar defeitos. Críticas são fundamentais para seu crescimento! Lembre-se: às vezes uma “sacodida” pode fazer toda a diferença.

 

#4 CONHEÇA SUA CONCORRÊNCIA

Ao apresentar um pitch é necessário que você fale de seus concorrentes, para mostrar (como foi dito no tópico 2) seu conhecimento de mercado e apontar seus diferenciais. Em outras palavras, deve-se apontar aos investidores quem são seus principais concorrentes, a proporção que eles têm no mercado e mostrar porque as pessoas vão usar/comprar o seu produto/serviço e não o deles. É comum ver empresas que não verificam com atenção seu mercado de atuação e pode ser um grave erro. Investidores estão sempre conectados com o ecossistema, tem protifólio e sabem o que o mercado apresenta, por isso vá fundo em seu mercado e mostre que veio para ficar!

 

Gostou das dicas? Agora que você sabe como os investidores pensam, deixe nos comentários outras dúvidas sobre o mundo das startups e do investimento, que vamos produzir conteúdos especialmente para você!

 

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.