Com sede no Amapá, VENTIUR consolida sua atuação na Região Amazônica

A VENTIUR Smart Capital, uma das principais aceleradoras de novos negócios do País, está em processo de expansão. A recém inaugurada sede no Amapá, em julho, consolida ainda mais a atuação da aceleradora em nível nacional, que há mais de 11 anos incentiva o empreendedorismo brasileiro por meio de seus programas de aceleração e investimentos em novos negócios.

Na oportunidade, além da inauguração da operação  VENTIUR no Amapá, na capital Macapá, foi lançada a parceria com o Hub de Inovação Senai/SESI, e apresentadas as iniciativas para impulsionar negócios locais, por meio de aceleração e investimentos em inovação. Ainda em julho, a Aceleradora participou do Programa Startup Indústria, do Hub de Inovação SENAI/SESI, com o tema ‘Desafios Tecnológicos’. 

A abertura do escritório amplia a presença da VENTIUR na região. Desde o final de 2021, a Aceleradora busca fomentar o empreendedorismo na Amazônia ao identificar iniciativas inovadoras que aproveitam características únicas da região. Atuando diretamente na criação de um ecossistema empreendedor robusto, a VENTIUR apoia negócios que se beneficiam da localização estratégica e de suas riquezas, potencializando recursos disponíveis e promovendo soluções que fortalecem a economia local. 

Por meio de programas de aceleração, mentorias, networking e acesso a investimentos, a Aceleradora facilita o crescimento de startups que trazem novas perspectivas e transformam o cenário empresarial da Amazônia, potencializando suas capacidades e ampliando as conexões com mercados globais. Essas ações têm como foco colocar o Brasil em posição de fomentador de negócios sustentáveis, ou bioeconomia, o modelo de produção que consiste no melhor aproveitamento dos recursos biológicos, e na proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

A iniciativa se conecta com o programa do Sebrae  chamado Inova Amazônia, e contempla empreendedores dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins, que recebem apoio e aportes financeiros do Sebrae, por meio de uma bolsa de estímulo à inovação. Estas empresas atuam nos mais diversos segmentos econômicos, com destaque para as áreas de cosméticos, alimentos e bebidas, fármacos e químicos, ecodesign, e  tecnologia. Leonardo Mezzomo, sócio da VENTIUR, falou da importância da instalação da unidade no Amapá, que tem como objetivo contribuir para elevar o ambiente de negócios, entregando inovação, investimento e aceleração de novos negócios, principalmente da bioeconomia. 

Para ele, a sede é um marco importante para a jornada de apoio e investimentos em novos projetos, empresas e startups na região amazônica. “A estruturação de uma sede física é um marco importante na relação da VENTIUR com a Amazônia. Já foram mais de 200 empresas amazônicas atendidas por nós ao longo dos últimos cinco anos, e agora, com um local para recebê-las, pretendemos potencializar este trabalho ainda mais. Buscamos empreendedores com brilho nos olhos para mudar o mundo”, pontuou Leonardo Mezzomo.

Startup da região amazônica é destaque em programa do Google

Em 2021 a VENTIUR aportou recursos financeiros em uma startup do Amapá, a Tributei – empresa que atua na automação de rotinas fiscais. A startup tem registrado crescimento exponencial, ampliando sua operação e atraindo a atenção de investidores, como é o caso da gigante global de tecnologia Google. No ano passado a Tributei foi a primeira startup da região amazônica a ser selecionada para um programa do Google for Startups, o Black Founders Fund. 

A iniciativa tem como objetivo fomentar negócios fundados ou liderados por pessoas negras, o qual investe recursos financeiros sem contrapartida ou participação societária. Além dos aportes, as startups selecionadas recebem créditos em produtos do Google e participam de workshops e mentorias para os empreendedores.

Os empreendedores da Tributei destacaram o papel da Aceleradora para o processo de expansão da startup. “A VENTIUR nos conectou com o mercado e o apoio deles foi muito importante para expansão da empresa para outros estados”, enfatizou o COO da Tributei, Jefferson Pinto.

Há mais de uma década VENTIUR apoia o empreendedorismo brasileiro

Criada em 2013, a VENTIUR Smart Capital tem sede no Rio Grande do Sul, com filiais no Paraná, São Paulo, Amapá, Pernambuco e Sergipe. Apostamos em startups multimercado, com foco em empreendedores diferenciados, alta capacidade de execução, resiliência e que tenham brilho nos olhos. 

A VENTIUR mobiliza uma rede de conexões qualificada formada por investidores e empreendedores através de seus veículos de investimento e sua rede ativa de mentores e parceiros. Até o presente momento, já aportamos recursos em 99 startups de diversos segmentos, e  contabilizamos um total de oito ‘exits’ – expressão que se refere ao ponto de saída de uma startup. Isso ocorre quando o empreendimento é adquirido por outra empresa/organização de maior porte. Relembre em nosso blog os exits da Aceleradora.

Se você também tem um negócio inovador e gostaria de impulsioná-lo, nós da VENTIUR podemos te ajudar. Para mais informações sobre nossos programas de aceleração e investimento em startups, entre em contato com nossa equipe. Conheça também o VENTIUR INVESTOR EXPERIENCE (VIE) – programa que tem como objetivo preparar investidores para analisar startups, negociar com empreendedores, acompanhar e mentorar founders, gerir o portfólio de investimentos e gerar oportunidades de multiplicar seu capital. Saiba mais sobre o VIE clicando aqui. Para ficar atualizado sobre as notícias e tendências sobre empreendedorismo e inovação, siga a @ventiur nas redes sociais.

Compartilhamos propósitos
e resultados

Ventiur
Importantes
Fale Conosco

Email: [email protected]
Av. Unisinos, 950 / Sala 101
Tecnosinos – Unitec I
São Leopoldo/RS

© Copyright Ventiur – 2021 | Todos os direitos reservados

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.