INVISTA EM AMBIENTES ESTRATÉGICOS E MELHORE A PERFORMANCE DOS PROFISSIONAIS

 

Check list para novas sedes ou reforma de sedes existentes

Por Priscilla Bencke.

   A decisão de expansão física de uma empresa normalmente é influenciada por uma série de dúvidas e inseguranças. Resolver investir em uma sede nova ou ampliar uma já existente indica custos significativos que devem ser colocados na balança de toda a corporação em processo de desenvolvimento.

   Como arquiteta, especialista em projetos para ambientes de trabalho, meu papel neste texto é auxiliar no processo de decisão, mostrando que, com pequenos investimentos, é possível criar um ambiente de trabalho de qualidade e que irá auxiliar no desenvolvimento da melhor performance de cada profissional. Dessa forma, o custo e a insegurança de apostar em uma nova sede, se transforma em investimento para a produtividade.

artigopriscillab

 

Qual a relação entre ambiente e performance profissional?

   Diversas bibliografias apontam três principais fatores que definem o desempenho dos profissionais. Em primeiro lugar vem a questão da CAPACIDADE TÉCNICA, ou seja, o quanto a pessoa sabe para executar uma determinada atividade. Em seguida se define a MOTIVAÇÃO como uma característica que influencia a performance profissional. Afinal não adianta a pessoa saber a técnica, se ela simplesmente não tem vontade de executar a tarefa. E complementando, não adianta o profissional ter conhecimentos técnicos, estar com vontade de trabalhar, se ele não estiver inserido em um AMBIENTE COM RECURSOS ADEQUADOS para desenvolver as suas atividades.

   No meio profissional, ter uma sede para a empresa não significa somente a materialização física da corporação, pode ser algo muito mais estratégico, beneficiando não só a qualidade do trabalho dos envolvidos, como também, melhorando a sensação de bem-estar e o engajamento dos profissionais.

 

Check list para um ambiente de trabalho estratégico

   Em qualquer mudança no espaço físico, seja para uma nova sede, ou em uma reforma do ambiente existente, é preciso ter claro em quais questões se deseja investir, evitando gastos desnecessários e que não farão a diferença para quem trabalha e utiliza os espaços todos os dias. Sugiro que se deixe para um segundo momento a ideia de arcar com altos custos em cadeiras de design de salas de recepção que só servem como cartão postal dos escritórios.

   Para fazer a diferença na produtividade é preciso que se concentre a atenção em elementos que, de fato, influenciam nos profissionais.  Para facilitar, segue abaixo um check list que irá auxiliar a enxergar as prioridades e definir valores para o investimento:

 

DISPOSIÇÃO DOS AMBIENTES E MOBILIÁRIOS

  • Opte por bancadas de trabalho coletivas – economizam espaço e favorecem a comunicação e a criatividade quando necessário.
  • Crie pequenas áreas para trabalhos que exijam concentração – pode ser simplesmente uma poltrona posicionada em uma área mais privada ou então uma pequena sala de reuniões.
  • Não se esqueça de ter algum lugar para momentos de descompressão – aqui não precisa de muito investimento: um tapete com pufes e jogos (vídeo game, sinuca,…) já sugere um ambiente para relaxamento.
  • Invista em cadeiras de qualidade – talvez esse seja o maior custo de um espaço físico após os equipamentos, mas realmente é importante se organizar para viabilizar este investimento, pois influencia na saúde das pessoas. É impossível trabalhar em uma postura adequada se não sentamos em cadeiras com padrões mínimos de ergonomia. Invista naqueles modelos que oferecem: regulagem de altura do assento + regulagem de altura do braço + suporte para lombar no encosto.
  • Mantenha a flexibilidade – evite segregar com muitas paredes ou elementos fixos que dificultam mudanças físicas em um momento futuro. A tecnologia tem avançado muito rapidamente e os espaços físicos acabam sendo influenciados. Por isso, opte sempre por mobiliários e equipamentos móveis e flexíveis.

 


 

LEIA ESTES ARTIGOS RELACIONADOS

5 PASSOS PARA FAZER SEU PLANO DE MARKETING DIGITAL

CONHEÇA OS CUIDADOS JURÍDICOS PARA INICIAR SUA STARTUP

STARTUPS À KM POR HORA, ENTENDA O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO

5 INICIATIVAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS ESTE ANO

 


 

ILUMINAÇÃO E ACÚSTICA

  • Posicione as mesas de trabalho sempre próximas à luz natural – esse é o item nº 1 para a produtividade! Não tem quem se sinta bem em um ambiente sem janelas e luz natural.
  • Posicione os monitores perpendicularmente à janela para evitar reflexos – O constante desgaste visual gera stress e dores de cabeça.
  • Para garantir iluminação adequada, trabalhe com luminárias individuais de mesa – solução econômica e que evita grandes obras no forro e alterações de pontos elétricos.
  • Elimine ruídos com novos hábitos e materiais absorventes (por exemplo: tapetes e cortinas) – barulho é o maior vilão da produtividade! Diminui em 40% a concentração e aumenta em 27% as chances de erros.
  • Insira vasos com plantas para contribuir com o conforto acústico e com a qualidade do ar – Pesquisas demonstram inúmeros benefícios da presença de vegetação em ambientes de trabalho: aumento de 15% na sensação de bem-estar e criatividade.

 

AMBIENTAÇÃO

  • Personalize os espaços com as características da empresa e também dos usuários – A liberdade dos profissionais de decorarem o seu espaço, engaja e cria um vínculo maior com o local de trabalho.
  • Evite deixar as paredes brancas e escolha cores estratégicas – O custo para pintar uma parede de branco ou de alguma outra cor específica é o mesmo, vale a pena então, se orientar pela influência de cada cor e investir em alguma que contribua para o melhor desenvolvimento das atividades profissionais.

   Assim como Google, muitas outras empresas têm utilizado o espaço físico com uma ferramenta estratégica para melhorar seus rendimentos e engajar mais colaboradores. Experimente começar adequando o espaço de trabalho com as recomendações listadas acima e perceba os benefícios que surgirão. Profissionais que trabalham em ambientes adequados se tornam mais produtivos e felizes, melhorando seu desempenho profissional. 

 

Gostou do artigo? Sugira novos conteúdos, mande um e-mail para priscilla@ventiur.net.

 

Lisa Roos Fotografia   PRISCILLA BENCKE QUALITY OFFICE CONSULTANT

 arquiteta, pós-graduada em arquitetura de interiores, se especializou em projetos para ambientes de trabalho na Alemanha. Consultora internacional em qualidade de escritórios "Quality Office Consultant". É responsável pela Bencke Arquitetura e idealizadora do conceito QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces, espaços de trabalho inteligentes que vão além da beleza estética, e promovem, através de estratégias ambientais adequadas, o bem estar, a qualidade de vida, assim como a produtividade dos usuários. Também é palestrante em empresas e instituições de ensino, além de colunista em revistas e portais da internet.

 

Comentários

comentários

busca




tags




mais lidas

12 de fevereiro de 2016

Startup Devorando é vendida para líder do segmento


3 de novembro de 2015

Se for para fazer um PITCH que seja MATADOR!


17 de novembro de 2015

CRIE Warmup está com as inscrições abertas!


3 de março de 2016

Startups à KM por hora!


19 de junho de 2015

Filmes Nacionais que vão inspirar seu lado empreendedor